Fórmula 1

Max Verstappen vence um Grande Prémio da Áustria cheio de drama

Max Verstappen venceu este domingo o Grande Prémio da Áustria de Fórmula 1. Uma prova cheia de drama, que parecia inclinar-se para a Mercedes mas que depois foi dominada pelo holandês da Red Bull.

Percebeu-se logo na partida para esta corrida que tudo seria diferente das provas anteriores. Isto porque Valtteri Bottas, que partia da ‘pole position’, não arrancou bem e foi surpreendido pelo seu companheiro de equipa Lewis Hamilton e também por Kimi Raikkonen.

Depois um erro do finlandês da Ferrari permitiu que Max Verstappen e Valtteri Bottas o ultrapassassem. Depois o nórdico da Mercedes queria mais e de uma assentada recuperou duas posições.

Atrás de Hamilton parecia que Bottas iria garantir mais um ‘tandem’ da Mercedes, tal como na qualificação. Mas a prova acabaria por ter um outro rumo, já que o finlandês da equipa campeã do Mundo não teria a sorte pelo seu lado e acabaria por abandonar com problemas hidráulicos.

E aquilo que parecia ser mais uma prova para a Mercedes rapidamente se transformou num pesadelo, já que depois de Lewis Hamilton ter perdido a liderança para Verstappen nas paragens nas boxes, depois do holandês ter parado antes, o Campeão do Mundo viu-se também ele confrontado com a desistência.

Max Verstappen – fortemente apoiado pela presença de numerosos fãs holandeses em Spielberg – regressou assim às vitórias, o que já não sucedia desde o Grande Prémio do Mónaco do ano passado.

Do abandono de Hamilton tirou partido Sebastian Vettel, já que depois de recuperar de um terrível começo de corrida, em que perdeu inúmeras posições e se viu obrigado a numerosas ultrapassagens, a última das quais a Daniel Ricciardo, acabou no último lugar do pódio, conseguindo assim recuperar a liderança do campeonato.

Esperava-se que a Ferrari desse ordens de equipa para Kimi Raikkonen ceder a segunda posição a Vettel, mas tal não sucedeu, até porque o finlandês, pelo que fez ao longo da prova, e sobretudo no seu início, mereceu totalmente o resultado.

Quem não mereceu o abandono foi Daniel Ricciardo, dando a ideia que agora os problemas mecânicos dos Red Bull sucedem todos os problemas mecânicos, e logo no dia do seu 29º aniversário.

A Haas foi recompensada pelo bom desempenho ao longo do fim de semana com o melhor resultado de conjunto de sempre, com a quarta posição de Romain Grosjean e a quinta de Kevin Magnussen, com Esteban Ocon e Sergio Parez a terminarem logo a seguir nos Force India.

Depois de uma qualificação complicada e uma prova bem sofrida, também soube bem a Fernando Alonso e a à McLaren a oitava posição conseguida no Red Bull Ring, da mesma forma que a Sauber sai do traçado austríaco com mais alguns pontos, do nono e décimo lugares de Charles Leclerc e Marcus Ericsson.

Classificação final

1º Max Verstappen (Red Bull)

2º Kimi Raikkonen (Ferrari) + 1,504s

3º Sebastian Vettel (Ferrari) + 3,181s

4º Romain Grosjean (Haas) + 1 volta

5º Kevin Magnussen (Haas) + 1 volta

6º Esteban Ocon (Force India) + 1 volta

7º Sergio Perez (Force India) + 1 volta

8º Fernando Alonso (McLaren) + 1 volta

9º Charles Leclerc (Sauber) + 1 volta

10º Marcus Ericsson (Sauber) + 1 volta

 

Em destaque

Subir