Fórmula 1

Max Verstappen vence no México e Lewis Hamilton é Campeão do Mundo

Max Verstappen venceu o Grande Prémio do México de Fórmula 1, que este domingo se disputou no Circuito Hermanos Rodriguez, e Lewis Hamilton garantiu o seu quarto título mundial. Isto apesar do britânico da Mercedes não ter ido além da nona posição.

Para que Sebastian Vettel pudesse adiar a decisão do campeonato seria preciso que vencesse a corrida e Hamilton não terminasse no pódio, mas o alemão da Ferrari foi apenas quarto.

Enquanto Verstappen fez uma excelente partida, arrancando da segunda posição da grelha, colocando-se ao lado de Vettel na travagem para a primeira curva, o germânico dificultou a sua missão ao sair largo na segunda curva. O que permitiu ser ultrapassado por Hamilton.

Depois de ser tocado pelo Red Bull de Verstappen, Vettel não evitou um toque no Mercedes de Hamilton. Isso causou um furo ao britânico e obrigou o alemão a ir igualmente às boxes para trocar o ‘nariz’ do Ferrari.

Lewis Hamilton perdeu mais tempo do que o seu rival, e ‘caiu’ para a última posição, enquanto Sebastian Vettel iniciou mais cedo a sua recuperação que o levaria até à terceira posição final. Mas a poucas voltas do fim o britânico consumou a sua última ultrapassagem, a um intransigente Fernando Alonso, mas isso bastou a Hamilton para garantir antecipadamente o titulo mundial.

Na frente da corrida Max Verstappen fez uma prova tranquila, sempre a ganhar tempo a Valtteri Bottas, que também nunca foi incomado por ninguém, nem mesmo por Kimi Raikkonen, que viria a terminar no pódio.

Esteban Ocon, que foi o último piloto a ser ultrapassado por Vettel, fez uma prova irrepreensível, e durante grande parte da corrida ocupou o terceiro posto, mas não teve argumentos para suster os pilotos da Ferrari atrás de si, primeiro Raikkonen e mais tarde Vettel.

O público mexicano bem queria ver o seu piloto lutar pelo pódio, mas o mais que Sergio Perez conseguiu foi ser sétimo, atrás de Lance Stroll, que realizou uma prova inteligente, capitalizando todas as escaramuças à sua frente e também uma excelente estratégia por parte da equipa Williams, contrastando com a corrida do seu companheiro de equipa, Felipe Massa, que terminou fora dos pontos.

Classificação final

1º Max Verstappen (Red Bull) 1h36m26,550s
2º Valtteri Bottas (Mercedes) + 19,678s
3º Kimi Raikkonen (Ferrari) + 54,007s
4º Sebastian Vettel (Ferrari) + 1m10,078s
5º Esteban Ocon (Force India) + 1 volta
6º Lance Stroll (Williams) + 1 volta
7º Sergio Perez (Force India) + 1 volta
8º Kevin Magnussen (Haas) + 1 volta
9º Lewis Hamilton (Mercedes) + 1 volta
10º Fernando Alonso (McLaren) + 1 volta

Em destaque

Subir