Fórmula 1

Max Verstappen imparável na Malásia

Max Verstappen obteve uma vitória memorável no Grande Prémio da Malásia de Fórmula 1, que este domingo se disputou no Circuito de Sepang. Arrancando do terceiro lugar da grelha – por via de problemas que não permitiram a Kimi Raikkonen alinhar na corrida – o holandês assumiu a liderança logo na largada, e a partir daí afastou-se de Lewis Hamilton, líder do campeonato, que se teve de contentar com a segunda posição.

Largando de último, Sebastian Vettel realizou uma recuperação que o levou ao quarto lugar, minimizando as perdas para Hamilton, e já depois da corrida terminar ainda protagonizou uma colisão bizarra com Lance Stroll.

O triunfo de Verstappen começou a ser construído logo na largada, quando conseguiu superiorizar-se ao seu companheiro de equipa Daniel Ricciardo e a Lewis Hamilton. Depois o holandês da Red Bull foi-se afastando de Hamilton, que cedo se conformou com a segunda posição.

Daniel Ricciardo nunca esteve em condições de lutar pela vitória, embora tenha chegado a aproximar-se de Lewis Hamilton. Depois do britânico conseguiu distanciar-se novamente do australiano, que perto do final viu Sebastian Vettel aproximar-se.

O alemão da Ferrari, que largou da última posição da grelha de partida depois dos problemas de turbo que o afetaram na qualificação, efetuou uma recuperação notável tal como prometera, mas acabaria a prova no quarto posto, que lhe permite minorar as perdas para Hamilton no campeonato, saindo da Malásia a 44 pontos do britânico da Mercedes.

Mas o fim de semana foi mau para Vettel, já que depois da prova ter terminado uma distração levou-o a colidir com o Williams de Lance Stroll, arrancando a roda traseira esquerda do Ferrari, tendo de regressar às boxes à ‘boleia’ no Sauber de Pascal Wehrlein.

Numa pista onde os Mercedes ‘teimam’ em não ganhar e o motor não é tão importante quanto a aerodinâmica, Valtteri Bottas terminou num quinto lugar que está muito longe dos objetivos que o finlandês tinha, enquanto a sexta posição foi o melhor a que Sergio Pérez pode aspirar.
Merece também destaque a prova realizada por Stoffel Vandoorne, que voltou a suplantar Fernando Alonso no seio da McLaren, com uma sétima posição que também o deixa bem à frente do seu companheiro de equipa no campeonato.

Classificação final

1º Max Verstappen (Red Bull) 1h30m01,290s
2º Lewis Hamilton (McLaren) + 12,770s
3º Daniel Ricciardo (Red Bull) + 22,519s
4º Sebastian Vettel (Ferrari) + 37,362s
5º Valtteri Bottas (Mercedes) + 56,021s
6º Sergio Pérez (Forca India) + 1m18,630s
7º Stoffel Vandoorne (McLaren) + 1 volta
8º Lance Stroll (Williams) + 1 volta
9º Felipe Massa (Williams) + 1 volta
10º Esteban Ocon (Force India) + 1 volta

Em destaque

Subir