Fórmula 1

Max Verstappen chama “idiota” ao comissário que o penalizou em Austin

Max Verstappen é o mais jovem talento da Fórmula 1, e mostra várias vezes que tem a irreverência condizente com os seus 20 anos de idade, ao chamar “idiota” ao comissário desportivo que decidiu penalizá-lo em cinco segundos pela manobra que fez a algumas curvas do final do Grande Prémio dos Estados Unidos, em que ultrapassou Kimi Raikkonen.

Verstappen foi o terceiro a cruzar a meta mas perdeu esse lugar com o castigo que lhe foi imposto por alegadamente ter cortado o caminho quando passou o Ferrari de Raikkonen, que assim subiu ao lugar mais baixo do pódio.

A manobra do holandês da Red Bull ocorreu na curva 17 na última volta da corrida. O que provocou de imediato a irritação de Verstappen, que tinha feito uma corrida de trás para a frente, depois de sido obrigado a largar da 16ª posição da grelha de partida.

“Trata-se apenas de um comissário idiota que mais uma vez toma decisões contra mim. Foi a mesma coisa no México (em 2016, quando Verstappen também foi penalizado”. Agora deu-me cinco segundos de penalização e um ponto na licença. Porquê? No final do dia toda a gente alargou trajetórias em todo o lado, porque não há limites da pista, e depois toda a gente adora isso quando vê pela televisão. Escolhe-se alguém para se lhe tirar do pódio e mandam-no embora”, desabafou o holandês minutos mais tarde.

Max Verstappen lamenta que este tipo de decisões não tenha recurso, e que isso é propositado para situações deste tipo: “Eles decidem e nós não podemos fazer nada, mas é mesmo estranho. Mas o que podemos fazer? Não é bom para o público. Espero que no próximo ano ninguém aqui venha por causa disto. Não faz sentido nenhum para este desporto. Toda a gente gosta de ação. Dá-se 10 centímetros no interior da curva e toda a gente sai largo em todo lado e ninguém diz nada, como na qualificação na curva 19, onde se podia ir por onde se quisesse”.

Em destaque

Subir