Motociclismo

Maverick Viñales o mais rápido no primeiro dia de ensaios em Valência

Maverick Viñales foi o mais rápido no primeiro dia de testes de pós-temporada que se estão a efetuar no Circuito Ricardo Tormo, palco do Grande Prémio da Comunidade Valenciana, derradeira prova da época de MotoGP realizada no passado fim de semana naquele traçado.

O espanhol da Yamaha foi um dos pilotos em ação, no primeiro de dois dias de testes destinados a avaliar possíveis soluções a introduzir nas motos de 2018.

Viñales testou vários chassis e opções de motor na sua Yamaha M1, que também incluiu uma aerodinâmica revista, usada na sessão da tarde. Na última hora de ensaios o espanhol conseguiu efetuar a melhor volta do dia – 1m30,189s, batendo por 0,200s Johann Zarco, da Yamaha Tech3, ainda que usando o chassis 2016 da marca dos três diapasões. Zarco conseguiu o seu melhor tempo com um chassis Yamaha deste ano, depois de usar o do ano passado.

O Campeão do Mundo Marc Marquez efetuou o terceiro tempo, usando diferentes Honda RC213V, quase voltando a sofrer uma queda no começo da sessão, tendo Valentino Rossi ficado muito perto do espanhol, apesar de ter sofrido uma queda que danificou significativamente a sua Yamaha M1.

Jack Miller mostrou um andamento interessante na primeira vez que guiou a Ducati Desmosedici, depois de três anos a usar motos da Honda, quer da LCR quer da Marc VDS. O australiano terminou com o quinto registo do dia, a somente 0,446s de Viñales, o que parece ser um bom presságio para a sua campanha de 2018 com a equipa Pramac Dantin.

Aleix Espargaro, na melhor das Aprilia foi o sexto mais rápido, diante dos dois pilotos oficiais da Ducati, Andrea Dovizioso e Jorge Lorenzo, enquanto Pol Espargaro foi o melhor representante da KTM ao assinar o nono tempo, a um segundo do mais rápido, numa sessão onde Dani Pedrosa – o vencedor da corrida de domingo – foi apenas 11º na segunda Honda oficial e onde Tito Rabat não evitou um acidente aos comandos da Ducati da equipa Avintia.

Em destaque

Subir