PT Animal

Mau tempo no Algarve destrói abrigos e mata animais

ADAPO mau tempo

O mau tempo que ‘atacou’ o Algarve neste fim de semana provocou danos irreparáveis nas estruturas de várias associações animais. Em Albufeira, oito cães morreram, dos quais seis eram ainda bebés. As instalações do PRAVI e da ADAPO foram arrasadas.

Várias associações do Algarve estão a apelar à ajuda da sociedade para resolver os problemas deixados pelo temporal do passado fim de semana.

O relato mais trágico chega do núcleo de Albufeira do PRAVI – Projeto de Apoio a Vítimas Indefesas.

Apesar de vários voluntários terem acorrido ao local para resgatar os cães, a ajuda não chegou a tempo de salvar “os seis bebés que foram resgatados recentemente”, assim como a mãe e um outro cão adulto.

“Precisamos urgentemente de Famílias de Acolhimento Temporário para os nossos patudos que foram retirados com vida”, apela o PRAVI, pedindo “ajuda neste momento difícil”.

Um pedido semelhante ao que é feito em Olhão pela ADAPO – Associação de Defesa dos Animais e Plantas de Olhão.

“O temporal que gerou o alerta vermelho no Algarve destruiu uma parte do nosso refúgio dos gatos e pôs em risco alguns dos nossos cães”, informou a associação, através do Facebook.

“O refúgio desabou completamento, deixando os gatinhos que estavam em tratamento soterrados debaixo dos escombros. Conseguimos levantar a estrutura e os gatos que não tinham conseguido escapar à queda da estrutura fugiram”, mas muitos fugiram “para a parte dos cães”, complementava o mesmo texto.

Face à destruição de grande parte do abrigo, as estruturas que sobraram estão com o dobro da lotação.

“Tememos que os gatos doentes contagiem os saudáveis e que ocorram lutas”, informou ainda a ADAPO, pedindo “urgentemente” vários materiais de construção: “É urgente voltar a erguer a estrutura de tratamento. As madeiras e vedações ficaram bastante afetadas. Duas das estruturas que abrigam cães nossos também estão gravemente afetadas e quase a cair”.

Em destaque

Subir