Nas Notícias

Mau tempo: Cancelados 18 voos com destino ao aeroporto da Madeira

Dezoito voos programados para hoje com destino ao Funchal foram cancelados devido aos ventos fortes que se fazem sentir no arquipélago da Madeira, segundo informação disponibilizada pela ANA – Aeroportos de Portugal.

De acordo com a ANA, até às 12:00 nenhuma aeronave aterrou no Aeroporto Internacional Cristiano Ronaldo.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu na quarta-feira um aviso laranja para o arquipélago, até às 21:00 de hoje, por causa do vento forte que se faz sentir.

Dados do IPMA na Madeira dão conta que, desde as 00:00 de hoje, a rajada mais forte sentida foi de 150 km/h, registada por uma estação no Chão do Areeiro, nas zonas montanhosas.

No aeroporto, a rajada mais forte foi de 109 km/h também de acordo com os dados do IPMA, registada às 10:10 desta manhã.

As más condições atmosféricas atingem ainda o mar e a Capitania do Porto do Funchal emitiu igualmente um aviso de agitação marítima forte até às 18:00 de sexta-feira, aconselhando as embarcações a regressar aos portos de abrigo.

A Porto Santo Line, na sua página de Internet, informou também ter cancelado as viagens de quinta-feira do Lobo Marinho para a ilha do Porto Santo devido “às más condições meteorológicas que põem em causa a segurança do navio e dos seus passageiros”, o que deixa a ilha isolada pelo facto de o voo desta manhã ter sido também cancelado.

Hoje aconteceria ainda o primeiro movimento de ‘turnaround’ de um navio cruzeiro no porto do Funchal, mas foi cancelado devido às más condições atmosféricas.

O Instituto das Florestas e Conservação da Natureza emitiu um alerta para a não realização de percursos pedestres no arquipélago, enquanto durar o aviso.

O Serviço Regional de Proteção Civil recomendou às pessoas que fechem as portas e janelas, evitem viajar nas zonas afetadas pelo aviso meteorológico; não circulem por zonas com prédios degradados e prestem atenção às estruturas montadas (andaimes, toldos, tendas, telhados).

Em destaque

Subir