Mundo

Matthew Pike: O menino que faz da leucemia uma brincadeira de criança

mattew_pikeUma criança inglesa, de apenas 10 anos, tornou-se num exemplo de perseverança pela forma como lida com a leucemia de que padece. Decidiu gravar um vídeo, para angariar fundos e entregá-los ao Royal Berkshire Hospital. Matthew Pike já fez quase todas as gravações. Com humor, relata as condições do hospital…

Matthew Pike sofre de leucemia, diagnosticada em 2010, e enfrenta uma dura batalha, na sua curta vida de uma década. Mas este menino britânico não é notícia pelo seu estado de saúde. É-o pela forma como lida com um problema grave como um cancro, que no seu caso irá demorar três anos a tratar.

Internado no Royal Berkshire Hospital, localizado em Reading, Inglaterra, Matthew Pike quis ser empreendedor. E em nome de todos os doentes com cancro, decidiu gravar um vídeo, onde mostra as condições daquela unidade de saúde. O objetivo é angariar fundos que permitam ao hospital melhorar ainda mais as condições de tratamento.

O vídeo já tem a maioria das cenas gravas e nele vê-se Matthew Pike. Deitado na sua cama? Não. Em visita guiada, a demonstrar de forma alegre as condições de que dispõe. Congratula-se por ter televisão, mostra a inovadora cama que se regula em altura com um comando, abre as portas da ala pediátrica de forma bem disposta.

Como funciona o hospital? A que sabe a comida? Como são os profissionais de saúde? Como se processam os tratamentos? Todas as perguntas terão uma resposta, graças ao bem-humorado Matthew. E assim luta contra as leucemias. A desta criança e a de outras que um dia inevitavelmente entrarão no Royal Berkshire.

O pequeno Matthew contou com o apoio do gabinete de relações públicas do hospital e espera em breve mostrar ao mundo a sua realização. A ala pediátrica será mostrada a meninos saudáveis, que um dia poderão ter de lidar com a mesma realidade de Matthew Pike. No entanto, essas crianças terão outra força de espírito.

Até ao final do ano, o vídeo será mostrado ao público, multiplicado em formato DVD e colocado à venda. Antes, o menino de 10 anos traído por uma leucemia gravará as cenas de uma sala de cirurgia e os procedimentos de anestesia… Em paralelo, decorre uma campanha de angariação de fundos, para que possam ser comprados mais e melhores equipamentos na cura do cancro.

Matthew já foi distinguido na cidade inglesa, com o prémio ‘Pride of Reading’ [Orgulho de Reading]. Talvez Matthew devesse ter uma distinção que ultrapassasse as fronteiras da sua cidade.

Em destaque

Subir