Internacional

Matias Damásio revela pormenores do abuso sexual que sofreu aos 12 anos (com vídeo)

Matias Damásio protagonizou uma das entrevistas mais emocionantes do programa ‘Alta Definição’, de Daniel Oliveira. O artista recordou a infância difícil em Angola, o autismo do filho e o abuso sexual de que foi vítima com 12 anos. “O sonho era não morrer no dia seguinte”, contou.

A viagem de Matias Damásio no ‘Alta Definição’ começou em Angola, onde o artista viveu durante a Guerra Civil.

“Quando fazia alguma coisa levava uma chapada na boca ou um copo na cabeça. O sonho era não morrer no dia seguinte”, admitiu.

À violência de que foi vítima, juntou-se o episódio traumático de ter sido “abusado sexualmente aos 12 anos por uma mulher adulta”, de “40 e tal anos”.

“De volta e meia falava comigo e aquilo acontecia. Era muito próxima da minha mãe. Nunca disse à minha mãe. Foram várias e várias noites. A primeira vez aceitei por comida, depois por chantagem”, revelou.

Damásio pormenorizou os abusos, ao explicar que a mulher o obrigava “a pôr a língua, a introduzir, a sentar…”

Apenas se apercebeu que se tratava de abuso sexual “muito mais tarde”, numa altura em que se apaixonou e sentiu o trauma.

A relação com o pai foi também tema de conversa com Daniel Oliveira, onde o cantor reconheceu que odiou o progenitor “até aos 20 e tal anos”.

“Culpava-o por sermos pobres. Olhava-o como um homem fracassado. Sofri bullying na escola pelas condições em que vivia”, relatou.

As “voltas” da vida deram-lhe o primeiro filho e obrigaram-no a recuar até à sua própria infância. Matias, agora com 11 anos, foi diagnosticado com autismo aos 7.

“Ao início foi complicado. Chorámos imenso. Já abraça. Chamou-me de pai pela primeira vez quando tinha 8 anos. Foi um dia muito especial. Marcou a minha vida. Trocaria tudo para ver aquele miúdo normal”, contou.

Agora, Matias Damásio vive com a determinação de vencer. Em novembro, vai subir ao palco da Altice Arena, num momento em que homenageará “todos aqueles que perdeu” na vida.

Veja o vídeo.

98Shares

Mais partilhadas da semana

Subir