Mundo

Daesh suspeito de possuir material radioativo que desapareceu no Iraque

desapareceu material radioativoDesapareceram dez gramas de material radioativo, no Iraque. Já passaram mais de três meses, mas só agora é que o incidente se tornou público. O irídio desaparecido pode ter ido parar às mãos do Estado Islâmico, a hipótese que mais aflige as autoridades iraquianas.

São apenas dez gramas, insuficientes para fazer uma bomba nuclear de fissão e até para criar ‘bombas sujas’ (explosivos convencionais adulterados com capacidade radioativa), mas estão desaparecidas há mais três meses.

Khajak Ferweer, do departamento de radiação da comissão ambiental de Basra, revelou que a empresa de petróleo e gás Weatherford (dos EUA) confirmou o desaparecimento, a 15 de novembro, de dez gramas de irídio-192.

Este metal está classificado pela Agência Internacional de Energia Atómica como sendo de ‘categoria 2’, com a exposição a poder provocar danos (como queimaduras) permanentes e até a morte.

Os dez gramas de irídio desapareceram no sul do Iraque, a principal região petrolífera do país.

Ainda de acordo com Khajak Ferweer, o material radioativo pertencia à SGS, uma empresa turca que tem contrato com a Weatherford.

O principal receio das autoridades iraquianas é que o irídio tenha caído nas mãos do Estado Islâmico.

Porém, as regiões controladas pelo ISIS (ou Daesh) encontram-se a norte e oeste de Bagdade, a capital.

Em destaque

Subir