Nas Notícias

Material de guerra: Saiba tudo sobre a operação da PJ em Vila Real

arsenal apreendido vila real

A Polícia Judiciária apreendeu um arsenal em Vila Real. Para além de mil produtos classificados como material de guerra, 31 armas e oito granadas, foram apreendidos mais de 5000 munições e até três sabres baioneta. O material apreendido encheu dois camiões. Doze homens foram detidos.

A Polícia Judiciária (PJ) de Vila Real anunciou o desmantelamento de uma “montra do mercado negro de armas”, tendo apreendido um arsenal que deu para encher dois camiões, já entregues à Polícia Judiciária Militar.

De acordo com o inspetor chefe António Torgano, a operação, que decorreu em várias localidades, levou à detenção de 12 homens, com idades compreendidas entre os 30 e os 71 anos, todos por suspeita da autoria dos crimes de associação criminosa e tráfico e mediação de armas.

“Trata-se de uma montra do mercado negro de armas existente e o objetivo desta investigação é reduzir, senão mesmo eliminar, o tráfico de armas e o mercado negro de armas que tem consequências enormes a jusante, nomeadamente permitir a prática de crimes comuns ou mesmo a expansão do crime organizado, que é uma preocupação central da PJ”, adiantou o oficial.

Foram apreendidos 5058 munições de diversos calibres, 22 armas curtas, nove armas longas, seis armas elétricas, nove aerossóis, 12 armas brancas, oito granadas, cerca de 1000 artigos classificados como material de guerra e fardamento militar, centenas de peças de armas de fogo (carregadores, carcaças, coronhas, platinas, corrediças, canos, etc.) e ainda três sabres baioneta.

Os detidos aguardam pelo primeiro interrogatório judicial, que será realizado no Tribunal de Instrução do Porto, e pela eventual aplicação de medidas de coação.

Entre os 12 suspeitos encontra-se um militar do exército, com os restantes a desempenharem as mais diversas profissões, como comerciante, empresário e operário da construção civil.

A operação da Unidade Local de Investigação Criminal de Vila Real, que incluiu a realização de 20 buscas domiciliárias, decorreu em colaboração com a Diretoria do Norte, com a colaboração da Polícia Judiciária Militar, da Polícia de Segurança Pública e da Guarda Nacional Republicana.

Em destaque

Subir