Mundo

Material bombástico que Donald Trump dizia ter sobre Obama era… boato inventado

donald trumpO magnata Donald Trump prometeu uma “revelação bombástica”, que comprometeria a reeleição de Barack Obama nas presidenciais dos EUA. A montanha pariu um rato e a manobra mediática de Trump desiludiu até os apoiantes de Mitt Romney, de quem Donald Trump é apoiante.

O multimilionário Donald Trump afirmou, numa entrevista ao canal Fox News, na passada segunda-feira, que tinha provas que, caso fossem divulgadas, poderiam colocar Obama numa situação frágil, nas Presidenciais norte-americanas.

Trump dizia guardar “uma revelação bombástica, muito relevante, sobre o Presidente dos Estados Unidos da América”, capaz de alterar o sentido de voto de milhões de norte-americanos, no próximo dia 6 de novembro.

E o multimilionário – republicano, partido que tenta retirar Barack Obama da Casa Branca – ofereceu cinco milhões de dólares, para que o democrata tornasse públicos documentos pessoais. Esse valor, caso Obama divulgasse a verdade “bombástica”, seria oferecido a uma instituição de solidariedade.

Mas, na verdade, nem existiam documentos, nem qualquer segredo sobre Obama. Tudo não passou de mais uma manobra de Donald Trump, que tentou desta forma atingir Obama, na disputa contra Mitt Romney.

E esta não é a primeira vez que Trump ataca Obama. Pelo contrário, o magnata já por diversas vezes colocou em causa a integridade do Presidente dos EUA e a sua própria legitimidade para se candidatar ao cargo.

Recentemente, chamou a imprensa e pediu que Barack mostrasse a sua certidão de nascimento, de modo a que fosse provada a sua nacionalidade norte-americana, condição essencial para que se pudesse candidatar à Casa Branca.

Barack Obama nasceu no Hawai, sendo que o pai é queniano e a mãe norte-americana. Donald Trump queria fazer valer o argumento de que Obama não era cidadão dos EUA e que, desse modo, não poderia ocupar o cargo a que se recandidata.

Este episódio levou o governo dos EUA a divulgar a certidão de nascimento de Obama, ficando provado que o candidato democrata tem nacionalidade norte-americana. Trump tenta a todo o custo ‘colocar’ Romney na Casa Branca e repetiu uma manobra que pode ter custado votos a… Romney. É que a montanha pariu um rato, com nome de pato: Donald Trump, de boato em boato, vai tentando enganar os norte-americanos…

Em destaque

Subir