Ciência

“Mataram a democracia”: Navio não vai chamar-se Boaty McBoatface

Boaty McBoatface

“Mataram a democracia”, indigna-se a internet. Um navio científico de 252 milhões de euros vai chamar-se RRS Sir David Attenborough, que recebeu 11 mil votos dos internautas. A grande maioria, 124 mil, votou no Boaty McBoatface, algo como ‘Barquinho Cara-de-barco’.

Uma das maiores agências científicas do Reino Unido tentou aproximar-se do grande público e acabou, diz a internet, a “matar a democracia”.

Tudo começou em março, quando o Natural Environment Research Council (NERC) anunciou que o novo do próximo navio de exploração polar, um ‘brinquedo’ que custou para cima de 252 milhões de euros, seria escolhido pelos internautas.

Mas as redes sociais não têm nada de científico e em breve um nome, proposto por James Hand, começou a ganhar uma escandalosa vantagem. O antigo apresentador da BBC, sem nunca imaginar que ia ser levado a sério, sugeriu Boaty McBoatface, uma expressão infantil que pode ser traduzida como ‘Barquinho Cara-de-barco’.

No Facebook e no Twitter, os participantes não deixaram dúvidas. Com 124 mil votos, Boaty McBoatface foi eleito, com enorme distância para os demais, como o nome ideal para o navio de exploração científica.

Só que, ontem, o ministro das Universidades e da Ciência, Jo Johnson, surpreendeu a internet ao revelar a decisão final: o navio vai ser batizado como RRS Sir David Attenborough, em homenagem ao icónico naturalista britânico.

“Mataram a democracia” tornou-se no comentário obrigatório nas redes sociais, surpreendidas por ver escolhida uma opção que recolheu apenas 11 mil votos quando o Boaty McBoatface somou 124 mil.

Talvez já antecipando a polémica, Jo Johnson revelou que o NERC não ignorou a vontade a vontade dos internautas e decidiu dar o nome de Boaty McBoatface a uma das principais tecnologias do novo navio: o submarino de controlo remoto.

Em destaque

Subir