Mundo

“Massacre” no Afeganistão: Atentado faz 103 mortos e mais de 200 feridos

A explosão de uma ambulância armadilhada deixou o Afeganistão desolado ao provocar a morte de 103 pessoas e mais de 200 feridos. O “massacre” foi perpetrado pelos Talibã.

Um ataque reivindicado pelos Talibãs, com recurso a uma ambulância armadilhada, provocou 103 mortos e mais de 200 feridos em Cabul, no Afeganistão.

Inicialmente, de acordo com os dados oficiais dos hospitais da cidade, o número de mortos apontado era de 95, mas este novo balanço mostra um aumento desse número.

Segundo os primeiros relatos, o ataque deu-se na sequência de uma “grande explosão” de uma viatura armadilhada na Praça Sadarat, no centro da cidade, um local onde se encontram as instalações do Ministério do Interior e a delegação da União Europeia em Cabul.

O bombista suicida utilizou uma ambulância para atravessar as barreiras de segurança ao indicar, na primeiro posto de controlo, que transportava um paciente para o hospital Jamuriate, nas proximidades.

O ataque foi entretanto reivindicado pelo porta-voz do grupo talibã Zabihullah Mujahid através da aplicação de telemóvel WhatsApp.

“Um mártir fez explodir a viatura armadilhada próximo do Ministério do Interior, onde se encontravam numerosos agentes da polícia”, indicou.

A explosão foi sentida em toda a cidade, tendo estilhaçado janelas num raio de dois quilómetros.

O coordenador da organização não governamental italiana Emergency, Dejan Panic, recorreu às redes sociais para classificar o incidente como um “massacre”.

A televisão afegã falou com um homem que transportava o irmão ferido, que informou que “no hospital Jamuriate disseram-nos que estão cheios de pessoas mortas e feridas e estão a reencaminhá-los para a Emergency. Mas também já está sobrelotado. Estão a pedir aos que não estão em perigo de vida para procurarem outro hospital”.

A capital afegã tem-se tornado um alvo prioritário de ataques bombistas reivindicados pelo grupo do Estado Islâmico e pelos Talibã.

Em destaque

Subir