Mundo

Massacre na Síria: França apoia a decisão de Kofi Annan na constituição de um novo grupo de ajuda ao país

koffi_annanFrança apoia “qualquer iniciativa” de Kofi Annan, no que toca à constituição de um novo grupo de aliados para auxiliar a Síria, mas sem o Irão, pais que apoia o governo de Damasco.

Bernard Valero, porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros francês, afirmou hoje numa conferência de imprensa que a França apoia “qualquer iniciativa suscetível para favorecer a aplicação efetiva do plano Annan”.

Kofi Annan, pretende elaborar um novo grupo de ajuda à Síria, que tem vividos momentos de horror e massacre, que se sobrepõem a várias tentativas de paz propostas e levadas a cabo pela ONU, sem sucesso.

Este novo grupo terá como intervenientes os membros permanentes do conselho de segurança – China, EUA, Reino Unido e Rússia, mas também alguns países vizinhos da Síria – Turquia, Arábia Saudita e Quatar e ainda o Irão.

Quanto ao Irão, Valero, afirma que este não deverá participar, pois é um aliado do governo atual de Damasco, e onde Paris já havia descartado a hipótese pelo afastamento do país islâmico a uma conferência realizada sobre o tema da Síria.

O ministério dos Negócios Estrangeiros francês anunciou ainda uma reunião ministerial a 6 de julho, da qual farão parte os países que constituem o grupo ‘Amigos do Povo Sírio’, onde estará presente a oposição contra o governo de Al-Bassad. A Rússia e a China, que não participaram das últimas duas edições, irão agora estar presentes no evento do dia 6 de julho.

Em destaque

Subir