Nas Notícias

Massa de ar frio traz temperaturas abaixo de zero no norte e centro do País

frio1Até sexta-feira, as temperaturas mínimas vão descer de forma gradual, nas regiões norte e centro do País. Segundo previsão do Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), uma massa de ar frio trará frio a Portugal Continental, que se sentirá a partir de hoje e até sexta-feira. “Na sexta-feira, vamos ter valores de temperatura mínima na casa dos zero graus Celsius ou de um, dois ou três graus negativos”, prevê a meteorologista Maria João Frada, em declarações à agência Lusa.

O norte e o centro do País vão sofrer os efeitos de uma massa de ar polar, que provocará uma queda gradual das temperaturas, a partir desta segunda-feira e até ao final da semana, segundo previsão do IPMA.

Em declarações à agência Lusa, a meteorologista Maria João Frada revela que a massa de ar frio polar determinará uma queda das temperaturas mínimas.

“Estamos sob a ação de uma massa de ar mais fria do que nos últimos dias. As temperaturas mínimas já desceram um pouco, mas a partir de amanhã vamos ter a instalação de uma massa de ar polar transportada na circulação de um anticiclone no Atlântico, explica Maria João Frada.

As temperaturas mínimas vão chegar atingirão, nos casos mais extremos, “três graus negativos, em especial nas regiões do norte e centro”.

Já no sul de Portugal Continental verificar-se-ão valores entre um e cinco graus de mínima.

Também por culpa da mesma massa de ar, é de esperar a formação de geada, no norte do País. Os aguaceiros fracos deverão ser de neve nas terras altas.

Quanto ao vento deverá ser forte durante o dia de hoje, segundo previsão do IPMA, com tendência a atenuar nos dias que se seguem.

Em destaque

Subir