Tecnologia

Marte: Robô ‘Curiosity’ encontra pedra bastante parecida às do nosso planeta

rocha marte 1Descoberta está a intrigar os cientistas da NASA, que ocupam agora o tempo a estudar melhor a composição da rocha encontrada. Especialistas afirmam que a parte encontrada é bastante semelhante a materiais presentes na Terra.

O robô ‘Curiosity’ continua a fazer jus ao seu nome, despertando curiosidade a cada nova descoberta em Marte. Esta semana, na superfície do Planeta Vermelho, o aparelho da agência espacial norte-americana descobriu uma pedra que tem compostos bastante semelhantes a rochas que podem ser encontradas na Terra.

À semelhança de outras rochas que recentemente foram descobertas, esta tem igualmente forma de pirâmide e é do tamanho de uma bola de futebol.

Os cientistas da NASA já recolheram algumas informações enviadas pelo ‘Curiosity’ e puderam comprovar que esta pedra contém elevados nível de potássio e de sódio: “Esta rocha é bastante diferente das que já foram encontradas em Marta, é semelhante a algumas presentes em algumas zonas vulcânicas do nosso planeta”, afirma Edward Stolper, um investigador californiano.

Esta rocha foi entretanto batizada pela NASA com o nome ‘Jake Matijevic’. Veja uma imagem da mesma de seguida:

rocha marte 1 big

O robô ‘Curiosity’ está no Planeta Vermelho desde agosto, depois de ter sido lançado da Terra em novembro de 2011. Durante dois anos, o principal objetivo é recolher o máximo de informações possível sobre o solo de Marte, sobretudo no sentido de encontrar elementos que possam eventualmente provar a existência de vida.

Recentemente, o aparelho da NASA encontrou uma peça semelhante a metal que originou nova investigação (saiba mais aqui).

Em destaque

Subir