Tecnologia

Marte: NASA diz que as luzes são normais e não provam que há vida

vida em marte 210vida em marteUma foto tirada pela sonda Curiosity em Marte tornou-se viral por, ao mostrar um ponto de luz, suportar a teoria da existência de vida no ‘planeta vermelho’. Uma teoria que a NASA continua a negar: “vemos fotos com pontos brilhantes quase todas as semanas”.

A agência espacial norte-americana recusa, em comunicado, que uma foto recente da sonda Curiosity, na qual é visível um ponto de luz, suporte qualquer teoria sobre a existência de vida em Marte.

A foto em causa, uma das que o robô tirou a 2 e 3 de abril, mostra uma luz brilhante que, para a NASA, é perfeitamente normal, arrefecendo o entusiasmo das organizações de ‘procura de ovnis’.

“Nas milhares de fotos que recebemos do Curiosity, vemos algumas com pontos brilhantes quase todas as semanas”, adiantou Justin Maki, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena, na Califórnia (EUA).

Segundo os técnicos da agência espacial, as “explicações mais prováveis” são também as mais simples: a luz visível nas imagens é um reflexo, nas pedras, da luz solar ou de raios cósmicos.

Há ainda outro argumento para desmistificar a ideia de que a sonda, equipada com câmeras e instrumentos de perfuração e que explora a superfície desde 2012, capturou uma prova da existência de vida em Marte.

“Os pontos brilhantes aparecem em imagens tiradas pela câmara-olho direito da Navcam, mas não em fotos tiradas um segundo depois pela câmara-olho esquerdo”, revela a NASA.

As explicações não convencem todos os entusiastas da vida extraterrestre.

Para o UFO Sightings Daily, um dos sites mais populares da ovnilogia, as fotos de 2 e 3 de abril (em especial a mais viralizada) são as provas efetivas de que há vida em Marte.

“Isto pode indicar que há vida inteligente debaixo do solo e que utiliza a luz como nós fazemos”, salienta um texto no site.

Em destaque

Subir