Tecnologia

Marte: Investigadores lusos participam em missão com aerogel

Uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra e do Instituto Pedro Nunes desenvolveu um gel ultrapotente, capaz de isolar o robô, para que todos os seus mecanismos fiquem a salvo das elevadas temperaturas. Em Marte… Essa criação portuguesa terá de ser capaz de ‘sobreviver’ ao meio onde estará inserida…

A investigação portuguesa já dera provas de que acompanha os processos mais avançados do mundo. No entanto, acaba de reforçar o seu prestígio, com a criação de um aerogel que terá a função de isolar um robô que será enviado a Marte, num projeto que tem a chancela da Agência Espacial Europeia.

Trata-se de uma missão quase impossível, mas que se tornou possível graças à excelência da investigação portuguesa. Esse isolante térmico está agora a ser alvo de diversos ensaios, para que seja assegurado o seu bom funcionamento e eficácia, nesta operação espacial.

O objetivo é garantir o isolamento do robô em condições altamente adversas. No entanto, o gel poderá ter outros fins, além das missões espaciais para o qual foi criado. O isolante pode vir a ser usado no tratamento de efluentes, por exemplo. Na área da medicina, pode servir para criar cápsulas que permitam a libertação de medicamentos de forma controlada.

Pensa que a sua utilização poderá ser viável, também, para combater os efeitos de derrames de petróleo no mar, ou até mesmo na construção civil. Este projeto resulta de uma parceria com a Active Space Techonologies e tem um custo aproximado de um milhão de euros.

Em destaque

Subir