Tecnologia

Marte: Empresa Mars One reduz a mil os candidatos às 24 vagas de colonização

marte solo210mars oneMais de 200 mil inscritos, 1058  selecionados e 24 finalistas, a apresentar em breve. A empresa holandesa Mars One anuncia que terminou a pré-seleção dos candidatos a serem um dos 24 colonizadores de Marte, em 2018. Nenhum deles regressará à Terra.

O projeto de colonização de Marte promovido pela empresa holandesa Mars One continua a avançar a ‘passos de gigante’. O concurso para escolher os 24 colonos recebeu mais de 200 mil inscrições, mas só 1058 foram selecionados para a próxima fase, segundo um comunicado emitido pela empresa.

Os 24 colonizadores serão encontrados após uma bateria de testes (físicos, mentais e médicos), que incluem simulações de grupo para análise da interação entre os finalistas. Quando o projeto arrancar, em 2018, não será possível alterar as escolhas: os colonizadores nunca mais voltarão à Terra.

Em Marte, os colonizadores – que serão divididos em seis grupos de quatro pessoas – terão de ‘fabricar’ o oxigénio para se manterem no ‘planeta vermelho’, em pequenos habitats com ambiente controlado. Em simultâneo, terão de produzir água e cultivar as plantas que servirão de alimento.

O projeto tem por objetivo o ano de 2018, quando deverá ‘amartar’ (pousar em Marte) um engenho de aterragem para receber, depois, as naves que transportarão os 24 colonizadores. Esse engenho será concebido pela Lockheed Martin Space Systems (a divisão espacial do grupo de defesa norte-americano), que assinou um contrato no valor de 250 mil dólares com a Mars One, em dezembro.

Até lá, a iniciativa promete continuar a acumular entusiastas e, em especial, críticos. Um dos cientistas que mais se tem empenhado na promoção do projeto é Gerard ‘t Hoofd, o holandês que em 1999 recebeu o prémio Nobel da Física.

Em destaque

Subir