Mundo

Marroquino acusado de recrutar jovens para o Daesh em Portugal

O Ministério Público (MP) deduziu acusação contra um marroquino por vários crimes de adesão a organização terrorista internacional e recrutamento de jovens, em Portugal, para integrarem o Estado Islâmico. Encontra-se detido no Estabelecimento Prisional de Monsanto.

Segundo uma nota publicada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) esta sexta-feira, o homem aderiu à “organização terrorista internacional Daesh, e procedeu em Portugal, preferencialmente junto do Centro Português de Refugiados, à radicalização Jihadista e ao recrutamento de jovens marroquinos para integrarem essa organização terrorista”.

Abdessalam T., 63 anos, foi detido pela Polícia Judiciária em março do ano passado, na Alemanha, onde estava preso desde o verão de 2016, por crimes não relacionados com o terrorismo.

Foi agora acusado de crime de adesão a organização terrorista internacional, falsificação com vista ao terrorismo e a quatro de uso de documento falso com vista ao financiamento terrorista. Além disso, o suspeito de ser o cabecilha de uma célula, em Aveiro, é ainda acusado de recrutamento e financiamento do terrorismo, “através da utilização de cartões de crédito falsos”.

De acordo com a PGR, o arguido responde a “processos de idêntica natureza na Alemanha e na França”.

“Relativamente aos factos investigados neste último país, as autoridades francesas emitiram mandado de detenção europeu, tendente à oportuna entrega do arguido”.

Em destaque

Subir