Marques Mendes: “Vida de Passos Coelho vai ser um inferno. Um inferno completo”

Marques Mendes, ex-presidente do PSD, responsabiliza Passos Coelho pela “hecatombe” do partido nas autárquicas. Se o líder não renunciar até ao Conselho Nacional de terça-feira, “a vida dele vai ser um inferno. Um inferno completo”.

No comentário para a SIC Notícias, enquanto iam sendo avançando os resultados das autárquicas, Marques Mendes lembrou que não houve uma derrota da direita, pois “o CDS tem uma grande vitória”, e responsabilizou Passos Coelho pelas “escolhas” que conduziram ao “terramoto” das eleições de ontem.

“Há um problema de liderança. Que consequência é que isto vai ter? Não me surpreenderia muito que Passos Coelho tomasse a decisão de dizer que sai, que não se candidata novamente”, antecipava Marques Mendes, cerca de duas horas antes do discurso oficial de Passos Coelho.

“Neste caso em concreto conjugam-se várias situações que vão dar a Passos Coelho. Foram escolhas do líder”, insistiu o ex-presidente do PSD e agora comentador. Se Passos não sair pelo próprio pé, “a vida dele vai ser um inferno. Um inferno completo. Uma contestação já aberta, não estamos a falar de sondagens, a situação é o que é”.

O PSD viveu “uma hecatombe, um terramoto”, com base em três factores, todos da responsabilidade do topo da hierarquia. “Má escolha dos candidatos, má campanha, má oposição”, listou Marques Mendes.

“Infelizmente, não são apenas os casos mais conhecidos, como Lisboa, Porto, Oeiras.  Em tudo o que são centros urbanos, maiores ou menores, o PSD tem uma derrocada enorme”, reforçou o comentador: “Má escolha dos candidatos, manifestamente é o caso de Lisboa e do Porto. São dois resultados desastrosos. Ficar atrás do CDS em Lisboa só tinha acontecido uma vez, em 1976. Nunca mais aconteceu. No Porto, outro desastre”.

Sobre a “má campanha”, lembrou a “pouca mobilização” e o foco do discurso em “demasiados temas nacionais”, o que interligou com a terceira razão: “Má oposição ao Governo ao longo deste tempo todo. Uma oposição muito negativa, com ressentimento, sempre aquela ideia de ‘vem aí o diabo’. Nos centros urbanos, onde há maior consciência política, é onde a penalização é mais acentuada”.

 

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 26 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 26 de…

há % dias

Alterações climáticas podem tornar-se na principal causa da perda de biodiversidade até 2050

De acordo com um estudo publicado hoje (sexta-feira, 26) na prestigiada revista Science, a biodiversidade global…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

26 de abril, dia de recordar as vítimas de Chernobyl

A 26 de abril de 1986, na Ucrânia (então parte da União Soviética), dá-se o pior…

há % dias

UC coordena projeto europeu direcionado para agricultura digital

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) está a coordenar um…

há % dias

24 de abril, os gregos entram em Troia escondidos no mítico Cavalo

O dia 24 de abril marca a entrada dos gregos em Troia: os troianos julgam…

há % dias