Motores

Markku Alen de regresso ao Estoril

O cinco vezes vencedor do Rali de Portugal Markku Alen está de regresso ao nosso país, não para competir na prova portuguesa do Campeonato do Mundo de Ralis, mas para participar no Estoril Classic Festival. É a visita da segunda estrela da disciplina nos anos 1970 a Portugal no espaço de duas semanas, depois da participação de Hannu Mikkola no 15º Motorshow Porto.

Embora a Fórmula 1 seja a estrela do Estoril Classic Festival, a presença de Alen no evento da Race Ready é, por si só, um acontecimento assinável.

O Autódromo do Estoril, que este ano celebra 45 anos de existência, foi por várias vezes palco do arranque do Rali de Portugal numa época em que Markku Alen era o grande favorito à vitória, quer o fizesse no célebre FIAT 131 Abarth, quer fosse no exótico Lancia Stratos HF, o ligeiro Lancia 037, o saudoso FIAT 124 Spider, o bonito Lancia Fulvia HF ou o poderoso Lancia Delta Integrale.

A participação do astro finlandês insere-se num dos eventos do Estoril Classic Festival; o slalom que decorre na reta da meta. Será uma oportunidade para reviver aquele Rali Internacional TAP de 1982, que visitou pela primeira vez o Autódromo e os melhores pilotos de ralis do mundo da época, apenas alguns meses após a sua inauguração.

Recordando aqueles tempos, lembrando que pouco depois da partida, e sob uma chuva intensa, cumpriu-se uma prova especial de classificação na pista. Alguns dias depois, no final do rali, os sobreviventes voltaram à reta da meta, para o primeiro de muitos slaloms de consagração, perante uma bancada principal cheia. Esta tornar-se-ia uma das grandes tradições do Rali de Portugal, abandonada quando o rali se passou a disputar no Norte, mas que se mantém viva no Rali de Portugal Histórico, também organizada pelo Automóvel Club de Portugal.

Markku Alen é o convidado de honra da organização e realizará a sua prova num Fiat 131 Abarth, modelo semelhante ao que utilizou quando venceu as edições de 1977, 1978 e 1981 do Rali de Portugal. O piloto iniciou a sua carreira em 1973 e venceu 19 provas do Campeonato do Mundo FIA de Ralis, o último dos quais o RAC, em 1989, aos comandos de um Lancia Delta Integrale.

Ao lendário finlandês irão juntar-se vários pilotos portugueses convidados pela organização, permitindo ao público recordar momentos únicos na história do automobilismo nacional.

Em destaque

Subir