Cultura

Mariza distinguida como “Mestre da Música Mediterrânica” pela Universidade de Berklee

A cantora Mariza é distinguida, este sábado, com o título de “Mestre da Música Mediterrânica” pela Universidade de Berklee, de Boston, numa cerimónia a realizar-se no Narrow’s Center of the Arts. O anúncio foi comunicado esta sexta-feira.

Esta será a terceira distinção de âmbito universitária para a artista portuguesa, que já foi galardoada com o Prémio BBC Radio3, na categoria de Melhor Artista da Europa de World Music (2003), o European Border Breakers Award (2004), o Prémio Amália Internacional (2005) e a Medalha de Vermeil, da Sociedade de Artes, Ciências e Letras, da França (2008).

Mariza recebe esta nova distinção durante a sua digressão nos Estados Unidos – uma temporada de três espetáculos no City Winery, em Boston, que termina no próximo domingo.

A Universidade de Berklee, através de comunicado, caracteriza Mariza como uma artista que “está a redifinir o fado, a música folclórica urbana que deu voz aos problemas de Lisboa nos últimos dois séculos”.

A “felicidade melancólica” de Mariza, faz dela a “mais importante cantora de fado de sempre” e a “mais importante viva em Portugal”, defende Javier Limón, diretor artístico do Instituto de Música do Mediterrâneo de Berklee, num comunicado enviado à agência Lusa.

Javier Limón foi também produtor de dois álbuns da fadista e fará parte de “Fado Bailado”, o novo álbum que será editado em março do próximo ano.

Nesta digressão pelos Estados Unidos, que termina na próxima segunda-feira no City Winery de Nova Iorque, a fadista faz-se acompanhar por Luís Guerreiro na guitarra portuguesa, Pedro Jóia na viola e João Frade no acordeão.

Em destaque

Subir