Nas Notícias

Mário Soares quer ver “o fim da crise” antes de “morrer”

mario soares1mario soares 600Eleito pelos jornalistas estrangeiros como a personalidade de 2013, Mário Soares considerou que “haveria outras pessoas” que mereceriam a distinção entregue pela Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal (AIEP). O antigo chefe de Estado reagiu com humor e ironia, considerando que a avançada idade justifica o prémio e afirmando ainda que quer ver o fim da crise antes de morrer.

“Acho que haveria outras pessoas muito mais interessantes em quem votar para esta eleição. Mas a verdade é que os anos são muitos e as pessoas pensam: ‘este pode morrer de um dia para o outro, vamos lá ajudá-lo’. Estou a fazer tudo para isso não acontecer. Sou um otimista e ainda quero ver o fim da crise”, afirmou Mário Soares, num pequeno discurso durante a entrega do prémio.

O antigo Presidente da República foi eleito a personalidade do ano de 2013, prémio entregue ontem pela AIEP. Esta distinção pretende destacar a “longa e intensa trajetória política”, mas também “galardoar a enérgica atividade realizada ao longo do presente ano”.

Registe-se que Mário Soares tem encetado uma forte atividade cívica, com duras críticas ao Governo e ao Presidente da República, e manifestando-se contra a troika. “Em 2013, Mário Soares foi uma das principais vozes na sociedade portuguesa”, destacam os jornalistas estrangeiros, que assinalam “o importante papel desempenhado por Mário Soares na Democracia e na História de Portugal”.

Elegeram Mário Soares cerca de 60 jornalistas estrangeiros, que representam mais de 20 países. Este prémio é também uma forma de reconhecimento como Soares – quer como primeiro-ministro, quer como chefe de Estado, lidou com a imprensa estrangeira.

Em destaque

Subir