Economia

Mario Draghi vai manter taxas de juro baixas apesar dos “riscos para a estabilidade financeira”

mario draghiO Banco Central Europeu vai manter “por um período prolongado” as principais taxas de juro em níveis baixos, apesar do presidente reconhecer os “riscos para a estabilidade financeira”. “A saída” desta política monetária, garante Mario Draghi, “está distante”.

O Banco Central Europeu (BCE) vai manter as principais taxas de juro em níveis baixos , apesar da recente orientação no sentido inverso tomada pela Reserva Federal dos EUA. O presidente do órgão comunitário, Mario Draghi, reconhece que esta política monetária tem “riscos”, mas afiança que “a saída está distante”.

“Não estamos a reagir a outras decisões de outros bancos centrais”, garantiu o economista italiana, revelando publicamente, pela primeira vez, que o BCE vai manter as taxas fundamentais “nos níveis atuais ou inferior por um período de tempo prolongado”, decisão que foi tomada por unanimidade na reunião de hoje.

A taxa de juro de referência do BCE está nos 0,5 por cento desde maio e, segundo Draghi, assim vai continuar. “Todos nós concordamos que níveis de taxas de juro baixas têm riscos para a estabilidade financeira. Contudo, neste momento, não vemos esses riscos”, explicou o presidente do BCE, salientando que a política monetária assenta nas variáveis inflação, economia real e agregados monetários

Em destaque

Subir