Economia

Mario Draghi começa a ganhar a aposta com a descida das Euribor para mínimos históricos

bceA estratégia de Mario Draghi em pressionar para baixo a taxa diretora do BCE começa a resultar, com as Euribor a descerem até níveis históricos. A referência habitual para o crédito à habitação, a Euribor a seis meses, caiu para 0,496 por cento.

A estratégia de Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu (BCE), começa a dar resultados. Para estimular a circulação do dinheiro, o italiano tem forçado a descida da taxa de juro diretora, tornando o crédito entre os bancos mais barato. Em consequência, desde dezembro de 2011 que as taxas Euribor também se encontram em tendência de queda, renovando hoje os mínimos históricos.

Com a taxa de juro diretora nos 0,75 por cento, a Euribor a seis meses, utilizada como referencial para o crédito à habitação, desceu para os 0,496 por cento. A Euribor a três meses, principal indexante para o crédito às empresas em Portugal, registou uma queda ligeira até aos 0,255 por cento.

Nas maturidades mais longas, o indexante europeu acentuou igualmente a queda, como revelado pelo ‘fixing’ diário da Federação Europeia de Bancos. A Euribor a 12 meses baixou para os 0,753 e a nove meses fixou-se nos 0,633 por cento

Em destaque

Subir