Desporto

Mário Barbosa bate Joaquim Alves e vence Motorshow Porto

MaroiBarbosaMotorshow215

Mário Barbosa venceu a edição 2015 do Motorshow Porto, que levou à Exponor muitos aficionados dos ralis e dos automóveis clássicos. O piloto do Citroën DS3 WRX bateu Joaquim Alves, que vinha sendo o mais rápido desde os treinos livres de sábado.

Na Super Final piloto da Compicar bateu o seu adversário do Skoda Fabia S2000 por dois segundos, enquanto Vítor Pascoal completou o pódio final ao gastar mais 3,6 segundos que o vencedor.

A derrota de Joaquim Alves não era esperada, quer devido à forma como dominou a qualificação de sábado, quer pela maneira como voltou a tirar bom partido das potencialidades do seu Skoda Fabia S2000 na primeira final.

JoaquimAlvesMotorshow315

Mas Mário Barbosa esteve mais forte e conseguiu efetuar o percurso em 1m27,325s, fazendo baixar em quase três segundos o tempo feito na final pelo seu adversário.

Num dia onde a intempérie se fez sentir em todo país, a parte no percurso exterior da Exponor causou algumas dificuldades ao nível dos pneus, que molhados tornavam a tarefa dos pilotos mais complicados no interior dos pavilhões 4 e 5.

Talvez esse detalhe tenha impedido Juha Kankkunen – a grande ‘estrela’ convidada – de brilhar como muitos fãs esperariam. E isso acabou por fazer com que o finlandês terminasse o evento no quarto posto, a 1,6s de Mário Barbosa.

JuhaKankkunenMotorshow215

Tendo sido mais rápido do que Kankkunen – seu companheiro de equipa de ocasião – ao longo do evento, Pedro Leal acabou a mais de quatro segundos do tetracampeão do mundo de ralis.

Apesar de João Sousa ter sido o mais rápido dos duas rodas motrizes ao longo de todo o evento, essa categoria acabou por ser ganha por Bruno Gonçalves, que surpreendentemente na super final não deu hipóteses ao piloto do Peugeot 306 Maxi, que acabou apenas em terceiro da classe.

Classificação final
1.º Mário Barbosa (Citroën) 1m27,325s
2.º Joaquim Alves (Skoda) + 2,000s
3.º Vítor Pascoal (Mitsubishi) + 3,652s
4.º Juha Kankkunen (Mitsubishi) + 4,815s
5.º Pedro Leal (Mitsubishi) + 5,721s
6.º Bruno Gonçalves (Citroën) + 6,824s
7.º Joaquim Santos (Ford) + 7,064s
8.º Ricardo Teodósio (Mitsubishi) + 7,257s
9.º Ricardo Soares (Citroën) + 7,383s
10.º João Sousa (Peugeot) + 7,771s

Em destaque

Subir