Mundo

Marijuana será legal no Canadá a partir de julho de 2018

O primeiro-ministro canadiano Justin Trudeau vai introduzir a legislação que vai permitir a legalização da marijuana no país, a partir de 1 de julho de 2018. Deste modo, o Canadá poderá ser o país mais desenvolvido a eliminar as restrições de uso e venda de canábis, avança o jornal ‘EveningStandard’.

Esta era uma das promessas de campanha de Justin Trudeau, pelo que a medida entrará em vigor no “Dia do Canadá”, um feriado nacional, a 1 de julho de 2018.

A televisão pública CBC informa que as províncias canadianas terão o controlo na regulação da venda dos produtos, como a idade mínima de acesso e o preço. Da mesma forma, será permitido aos cidadãos do país terem até quatro plantas de canábis em casa.

A ministra da Justiça, Jody Wilson-Raybould afirmou que a nova legislação que irá permitir o processo de legalização da droga será “feito cuidadosamente para manter a substância fora do alcance de crianças e jovens e impedir que os criminosos tenham lucros”.

A ministra ainda recomendou que a canábis com mais THC fosse mais taxada e que a substância não fosse vendida nos mesmos estabelecimentos que o álcool e o tabaco.

Já os especialistas em saúde pública propõem uma idade mínima de 21 anos para consumir marijuana, visto que o cérebro desenvolve-se até aos 25 anos.

Em destaque

Subir