Nas Notícias

“Maria não está na Igreja para decoração”, diz bispo José Ornelas

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa e bispo de Setúbal, José Ornelas, defendeu a “valorização do papel da mulher” na Igreja Católica, durante a homilia da peregrição de outubro ao Santuário de Fátima.

O bispo lembrou que Maria, como mãe de Jesus, está “conaturalmente ligada” à própria religião.

“Ela acompanha, assim, não apenas a vida de Jesus, mas também a Igreja nos seus inícios e ao longo dos séculos. Não está lá para decoração”, sustentou.

De acordo com o clérigo, “valorizar o papel da mulher contribui decidamente para a valorização dos ministérios na igreja, hoje demasiadamente concentrados nos ministérios ordenados”.

“O mundo não é de quem mais manda, é de quem mais constrói a vida”, salientou.

Durante a homilia, o bispo de Setúbal afirmou ainda que “a presença feminina e materna” de Maria e de “outras mulheres” lançam “uma luz de entendimento sobre a identidade e a missão da igreja, não como um facto secundário ou subsidiário perante o protagonismo masculino, mas como um importante elemento constitutivo”.

“Acentuar o feminino e o materno não é apenas buscar um equilíbrio de poderes ou de influências na organização funcional da Igreja”, mas sim uma mudança de paradigma.

“A liderança eclesial não está fundada sobre a ideia de poder, mas na vida, no cuidado e no serviço”, concluiu o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.

Em destaque

Subir