Nas Notícias

Maria de Belém será a primeira mulher a presidir ao Partido Socialista

Líder interina da bancada socialista, Maria de Belém Roseira, deve ser eleita presidente do PS, depois de o seu nome ser proposto pelo secretário-geral António José Seguro. Torna-se assim na primeira ‘presidenta’ da história do partido.

Maria de Belém vai ser eleita presidente do PS, no congresso que decorrerá em Braga, já no próximo fim de semana. A socialista será assim protagonista de um facto histórico no partido, tornando-se na primeira mulher a exercer a função.

O seu nome foi apresentado pelo secretário-geral, António José Seguro. E Belém Roseira não terá opositores, no congresso. A sua eleição (num ato que decorre por voto secreto, nesta sexta-feira, primeiro dia do congresso) será pacífica.

A candidatura já foi formalizada e não se vislumbra oposição interna. Deste modo, a socialista sucederá a Almeida Santos, histórico presidente que se despede do cargo, após um mandato de consenso.

O Partido Socialista reúne em congresso a partir desta sexta-feira e até domingo, na cidade dos arcebispos. A eleição da nova líder será o ponto alto dessa reunião magna.

Maria de Belém Roseira, ex-ministra da Saúde e, mais tarde, da Igualdade, em dois governos liderados por António Guterres, foi também presidente da Assembleia-Geral da Organização Mundial de Saúde. Junta mais um importante cargo ao seu currículo.

Em destaque

Subir