Nas Notícias

Marcelo sublinha que é necessário esperar para ver a eficácia na ajuda às vítimas

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, reconheceu este sábado a preocupação do Governo em responder rapidamente às necessidades das populações afetadas pelas incêndios, mas sublinhou que é preciso esperar para ver “se a eficácia corresponde às intenções” na ajuda às vítimas.

Em Albufeira, na 10.ª edição da Taça de Portugal Solidário, Marcelo afirmou que a “reconstrução em termos de algumas casas, em termos de algumas empresas” já começou e que, nas próximas semanas e meses, se verá “qual é o ritmo dessa constução”.

O Presidente da República disse ter encontrado as populações afetadas pelos incêndios “muito motivadas” e reconheceu que o Governo também tem estado “preocupado em corresponder não apenas àquilo que é pedido, mas com rapidez”, lembrando, no eentanto, que é preciso esperar para ver “se a eficácia corresponde às intenções”.

A Taça Portugal Solidário, torneio patrocinado pela Presidência da República, contou com a presença de 70 jogadores, de 18 equipas, e angariou 41 500 euros que serão revertidos para a Cártias Diocesana de Coimbra, com o objetivo de apoiar as vítimas dos incêndios.

“Que há uma grande mobilização, há, e hoje temos aqui um exemplo”, declarou Marcelo, acrescentando que “está a ser feito um esforço para que antes do fim do ano haver a determinação dos montantes a pagar aos familiares”.

“Ficou evidente que havia uma prioridade nacional muito imediata e muito urgente, que era acorrer às duas tragédias que ocorreram em junho e em outubro. Como é que isso se repercute no Orçamento de Estado veremos, em termos de défice, por um lado, e em termos de acolhimento no orçamento no ano que vem ou também em orçamentos seguintes”, conclui.

 

 

Em destaque

Subir