Nas Notícias

Marcelo quer “perceber” Rui Rio

Marcelo Rebelo de Sousa volta a receber hoje o presidente do PSD, num almoço em Belém. O chefe de Estado chamou Rui Rio para “tentar perceber” a posição deste quanto aos “consensos de regime”.

Foi há uma semana que o antigo líder social-democrata recebeu o mais recente. Marcelo, na qualidade de Presidente da República, convidara o então recém-empossado presidente do PSD, Rui Rio, à protocolar apresentação de cumprimentos.

Mas foi um evento formal, sem que o timoneiro dos sociais-democratas pudesse explicar ao que vem. E o chefe de Estado quer que ele venha preparado para assumir “consensos nas questões do regime”.

“Tenho a perspetiva da parte do PS, conheço-a através do primeiro-ministro. Agora vou ouvir a perspetiva do PSD, através do seu líder”, justificou o Presidente da República, a propósito do encontro de hoje.

No almoço, Marcelo vai apurar o que aproxima PSD e PS em áreas como saúde, educação, segurança social e justiça.

Há, no entanto, um grave risco nestas intenções: é que só faltam ano e meio para haver novas eleições em Portugal, o que pode levar os partidos a pensarem mais nos interesses próprios do que nos esforços necessários aos consensos.

“É isso que vou tentar perceber”, admitiu Marcelo.

Em destaque

Subir