Desporto

“Marcelo, há desporto para além do futebol e do futsal”, lembra a ACM

José Luís Ribeiro, presidente da Associação de Ciclismo do Minho (ACM), acusou Marcelo Rebelo de Sousa de “tratamento diferenciado das modalidades” desportivas, lamentando que o Presidente só ‘conheça’ o futebol e, agora, o futsal.

Lembrando as conquistas várias de outras modalidades, nas quais Portugal é campeão mundial e/ou europeu, o dirigente minhoto traçou duras críticas a Belém, em comunicado.

“É fundamental que o Presidente da República saiba que há desporto para além do futebol e do futsal”, exortou.

O responsável da ACM lembrou que Tiago Ferreira foi campeão mundial (2016) e europeu (2017) de BTT maratona, mas nem isso foi suficiente para chamar a atenção da primeira figura da Nação.

“Não existem portugueses de primeira e portugueses de segunda”, insistiu José Luís Ribeiro.

O dirigente questionou diretamente Marcelo: “Onde está o mesmo tipo de reconhecimento por parte da Presidência da República para com os campeões da Europa e campeões do Mundo de outras modalidades?”

O chefe de Estado peca pelo “tratamento diferenciado de seleções, atletas e agentes desportivos de outras modalidades” desportivas, tal como fazia “o antecessor”, Cavaco Silva, que exibiu uma “atitude discriminatória” ao condecorar a seleção de futebol de praia (campeã mundial em 2015) e esperar “vinte meses” para distinguir, Rui Costa, ciclista campeão do mundo de estrada em 2013, e só “depois de muitas pressões nesse sentido”, acrescentou.

“Não está minimamente em causa o mérito desportivo da Seleção Nacional de futsal. O que está em causa é o tratamento diferenciado das Seleções, atletas e agentes desportivos de outras modalidades que são menosprezados e ignorados”, concluiu José Luís Ribeiro.

Em destaque

Subir