Nas Notícias

“Marcelo está a exercer o mandato através das televisões”, diz Diogo Freitas do Amaral

À margem de uma entrevista ao Diário de Notícias sobre a apresentação da mais recente obra “Da Lusitânia a Portugal – Dois mil anos de história”, o político e jurista disse que Marcelo Rebelo de Sousa será sempre um governante ativo, considerando-o o “primeiro Presidente eleito pela televisão”.

Diogo Freitas do Amaral acredita que o mandato do atual Presidente da República está a ser exercido através das televisões defendendo, também, que a existir uma revisão constitucional, Marcelo saberá “que é da competência exclusiva da Assembleia da República e não deixará cair uma palavra aqui ou acolá para influenciar”.

“O professor Marcelo (…) sabe que os partidos não aceitam bem que reduzam os poderes dos seus governos. (…) Ele foi o primeiro presidente eleito pela televisão, numa campanha que durou mais de uma década através de intervenções semanais”, afirmou, em declarações ao Diário de Notícias.

O académico sublinhou também que o “maior poder que se pode ter” é o facto de Marcelo Rebelo de Sousa estar “a exercer o seu mandato presidencial através das televisões”.

Para Diogo Freitas do Amaral, o Chefe do Estado já percebeu que esse poder “não está na Constituição mas quando fala ao povo e na perceção das suas necessidades”.

O jurista e político acredita que este talvez seja o momento para ser realizada uma revisão constitucional, mas defende que “por enquanto não estão reunidas as condições políticas para se poder obter maioria de dois terços na Assembleia da República”, uma vez que PS e PSD “estão muito afastados um do outro”.

Freitas do Amaral considera ainda que Marcelo Rebelo de Sousa continuará a ser um governante ativo, “uma pessoa muito presente” e que “pela sua inteligência e conhecimentos, cada palavra sua pesa”.

 

Em destaque

Subir