Mundo

Marcelo enviou mensagem de “profundo pesar” ao Presidente alemão

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou hoje uma mensagem ao seu homólogo alemão, Frank-Walter Steinmeier, transmitindo-lhe “profundo pesar” pelas vítimas de nacionalidade alemã de um acidente com um autocarro turístico na Madeira.

Numa nota publicada no portal da Presidência da República na internet, Marcelo Rebelo de Sousa declara-se “chocado com o trágico acidente do autocarro na Madeira”, que provocou pelo menos 29 mortos e mais de 20 feridos, e “apresenta as mais sentidas condolências às famílias das vítimas mortais e deseja rápidas melhoras a todos os feridos”.

“O chefe de Estado enviou igualmente uma mensagem ao seu congénere alemão, Frank-Walter Steinmeier, sublinhando que, neste momento em que Portugal e a Alemanha estão unidos por uma dor comum, lhe transmitiu, em nome do povo português e no seu próprio, a expressão deste profundo pesar”, lê-se na mesma nota.

Pelo menos 29 pessoas morreram e mais de 20 ficaram feridas hoje num acidente com um autocarro que transportava turistas alemães em Santa Cruz, na Madeira, segundo o serviço de proteção civil regional.

As vítimas mortais são todas alemãs.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou hoje à noite que tencionava viajar de imediato para a Madeira, na sequência deste acidente, mas que adiou a sua deslocação para dar prioridade ao transporte aéreo de feridos.

Em declarações no exterior do Palácio de Belém, em Lisboa, em direto para o Telejornal da RTP, Marcelo Rebelo de Sousa adiantou que irá falar com o Presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, na quinta-feira.

“Amanhã [quinta-feira] mesmo tinha aprazado uma conversa com o Presidente alemão. Aproveitarei para lhe apresentar o pesar do povo português pelo sucedido”, referiu o chefe de Estado.

O Presidente da República manifestou também “solidariedade em relação ao povo madeirense, às suas autoridades em geral” e deixou “uma palavra de apoio àqueles que têm trabalhado para enfrentar esta situação” e “uma palavra dirigida ao futuro”.

“Este é um momento muito difícil, um momento de pesar, mas é um momento também de se olhar para o futuro da Madeira, e olhar para o futuro das relações da Madeira, que é uma região autónoma aberta a todo o mundo, com esse outro mundo”, considerou.

Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, “aquilo que aconteceu e que cala fundo no coração de todos os portugueses não pode de algum modo ensombrar aquilo que tem sido o contributo da Madeira nessa abertura ao mundo”.

Em destaque

Subir