Nas Notícias

Marcelo diz que “não há alternativa” ao confinamento geral

Marcelo Rebelo de Sousa afirmou este sábado que não há alternativa a um confinamento geral a partir da próxima semana, tendo em conta o constante aumento do número de casos de infeção do novo coronavírus. 

Em debate com a candidata presidencial Ana Gomes, na RTP, o Presidente da República assumiu não “haver alternativa” a um novo confinamento e demarcou-se de uma solução de apenas serem confinados os cidadãos dos grupos de risco. 

“Em relação ao futuro, penso que não há alternativa ao confinamento geral”, assumiu. 

“Essa ideia [de serem confinados os cidadãos dos grupos de risco] não tem dado em sítio nenhum na Europa. A Europa toda está a reconfinar globalmente mais do que em Portugal e há mais tempo do que em Portugal”, continuou. 

Considerando que o grupo de menor risco são as “escolas”, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que, em relação ao período de Natal, “todos os partidos” se pronunciaram a favor de uma atenuação das medidas, alguns dos quais a favor de uma política “mais permissiva”. 

“A decisão teve os efeitos que teve. Na altura falei de um pacto de confiança com os portugueses, mas o pacto de confiança não funcionou. É um facto. Assumo essa responsabilidade sem problema nenhum, por mim, pelo Governo e por todos os que intervieram”, rematou.

Em destaque

Subir