Nas Notícias

Marcelo diz que Leal Coelho “deu uma sarrafada fora de tempo”

marcelo rebelo sousa1O professor Marcelo Rebelo de Sousa – que considera “prudente” que Cavaco Silva, Presidente da República, marcasse as legislativas antes do verão de 2015 – considerou que a polémica declaração de Teresa Leal Coelho foi “uma sarrafada fora de tempo”. No comentário político na TVI, Marcelo usou uma metáfora futebolística para criticar a dirigente social-democrata, no caso do chumbo das normas do Orçamento de Estado, por parte do Tribunal Constitucional.

A possibilidade de o calendário eleitoral ser antecipado é vista com bons olhos, pelo comentador político, para evitar uma “mistura explosiva”.

“Cada vez mais estou convencido disso. É prudente, antes do verão, haver legislativas. Não sei se a maioria concorda, porque a maioria quer ter mais tempo para a situação ser economicamente mais favorável. Agora, a mistura do próximo Orçamento (não deste, do seguinte) com legislativas e presidenciais pode ser explosiva”, diz Marcelo Rebelo de Sousa.

No seu comentário semanal na TVI, Marcelo Rebelo de Sousa abordou ainda a declaração polémica de Teresa Leal Coelho, na entrevista ao Público.

“Foi a chamada carga fora de tempo numa área de intervenção de um jogador. Ela não é especialista em Direito. E é também uma carga fora de tempo. Num momento em que o Governo encolhe a linha, vem o jogador fora de tempo que que dá uma sarrafada no parceiro e vê cartão amarelo.

Marcelo elogia o Governo na dispensa da última tranche, lembrando que “os juros no Fundo Monetário Internacional já estão mais altos do que os juros de Portugal nos mercados”. Foi “uma decisão prudente”, que evita o regresso da troika.

Sobre o discurso de Cavaco no 10 de junho, Marcelo Rebelo de Sousa destaca insistência do Presidente em incitar ao consenso.

“Fica bem na fotografia para o futuro, mas revela que o Presidente está seriamente preocupado”, salienta o professor.

Em destaque

Subir