Categorias: MundoNas Notícias

Marcelo diz que enfraquecer os laços entre Europa e Estados Unidos é “uma espécie de suicídio”

O Presidente da República defendeu hoje que se a Europa enfraquecer os laços com os Estados Unidos da América “está a cometer uma espécie de suicídio” e que o mesmo será “um grande erro” para os norte-americanos.

Marcelo Rebelo de Sousa deixou esta mensagem no encerramento da 5.ª Conferência Internacional da NATO sobre Cibersegurança, na Academia Militar, na Amadora.

No seu discurso, feito em inglês, o chefe de Estado e Comandante Supremo das Forças Armadas falou indiretamente da Federação Russa e da República Popular da China, alertando para os riscos que decorrem da forma como “ambos usam as armas da cibersegurança, ou antes, da ciberinsegurança dos outros”.

“Usam-nos para apoiar aberta ou discretamente os atores políticos, sociais ou mediáticos que podem dividir ou enfraquecer os seus concorrentes, para não dizer adversários”, afirmou, referindo-se à Rússia como “um poder à procura de espaço vital para compensar a transição de global para regional” e à China como um poder “que está a emergir como global”, sem os nomear.

O Presidente da República descreveu o atual quadro global como “crescentemente multipolar” e apelou à preservação do “vínculo transatlântico” entre Europa, Estados Unidos da América e Canadá e entre a União Europeia e a NATO.

“Neste contexto, uma Europa irrealista e distraída que permite que os seus laços com os Estados Unidos da América e o Canadá se enfraqueçam está a cometer uma espécie de suicídio”, defendeu.

Marcelo Rebelo de Sousa acrescentou que Estados Unidos da América e Canadá também “estarão a cometer um grande erro” se optarem por “questionar os seus laços com a Europa, com políticas isolacionistas, protecionistas, de vistas curtas”.

“Trabalhemos juntos, então, no campo da cibersegurança também, e trabalhemos numa visão de longo prazo. Porque presidentes, Governos, maiorias parlamentares passam, enquanto os valores que nos unem e as pessoas que servimos permanecem”, pediu.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

3 de maio, nasce Maquiavel, que combate a ética cristã

Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, Itália, a 3 de maio de 1469. Historiador, poeta, diplomata…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias