Nas Notícias

Marcelo considera que Portugal e Bélgica têm “papel comum” pela paz no plano global

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou hoje que Portugal e a Bélgica são “aliados próximos” e “amigos” na União Europeia, nas Nações Unidas e na NATO, com “um papel comum” pela paz no plano global.

O chefe de Estado falava no Palácio de Belém, em Lisboa, no final de um encontro com os reis da Bélgica, Philippe e Mathilde, que hoje iniciaram uma visita de Estado de três dias a Portugal.

“Somos muito mais do que aliados próximos, também na NATO, somos amigos. E podemos ter e já estamos a ter um papel comum na comunidade internacional, com uma agenda muito humanista e uma luta permanente para um mundo melhor e mais pacífico”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, em inglês.

Tendo ao seu lado os reis Philippe e Mathilde, o Presidente da República elencou o “tanto em comum” que Portugal e a Bélgica têm, desde logo “na União Europeia, não apenas como projeto económico, mas como projeto de paz, desenvolvimento e coesão”.

Os dois países estão unidos na “luta pelo Estado de direito, direitos humanos, solidariedade, desenvolvimento económico e social sustentável, agenda 2030, Nações Unidas, multilateralismo, parceria e colaboração fora da Europa, a começar no continente africano”, referiu.

Num curto discurso, de cerca de cinco minutos, o chefe de Estado elogiou a comunidade portuguesa na Bélgica, descrevendo-a como “forte, grande, importante, ativa, uma comunidade muito feliz” naquele país.

Marcelo Rebelo de Sousa destacou a eleição de “oito candidatos portugueses nas eleições comunais da Bélgica”, acrescentando: “É prova da nossa luta pela democracia, da maneira como a nossa comunidade na Bélgica está a ajudar a construir o vosso desenvolvimento, o vosso crescimento e a vossa felicidade”.

Sobre a comunidade belga em Portugal, disse que é composta por “tantos estudantes, tantos investigadores, tantas empresas” e que durante esta visita dos reis Philippe e Mathilde será possível “confirmar quão poderoso é este movimento atualmente, que está a melhorar todos os dias”.

Na parte inicial da sua intervenção, o Presidente da República falou dos laços familiares que ligam os reis dos belgas a Portugal e mencionou que estes visitam Portugal dezanove anos depois da visita do rei Alberto II da Bélgica, que foi recebido pelo então chefe de Estado português, Jorge Sampaio.

O chefe de Estado esteve em Bruxelas em março de 2017, em visitas às instituições europeias e aos reis da Bélgica.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

3 de maio, nasce Maquiavel, que combate a ética cristã

Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, Itália, a 3 de maio de 1469. Historiador, poeta, diplomata…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias