Nas Notícias

Marcelo considera agora que modelo institucional da PJ “é uma boa solução”

O Presidente da República afirmou hoje considerar agora que o modelo institucional em que se enquadra a Polícia Judiciária “é uma boa solução”, referindo que em tempos chegou a defender “a ponderação de diversos modelos institucionais”.

Marcelo Rebelo de Sousa falava numa intervenção na sede da Polícia Judiciária (PJ), em Lisboa, após uma visita a estas instalações, fechada à comunicação social.

“O atual Presidente da República que, enquanto cidadão ou noutra qualidade de responsável político, chegou a defender ou admitir a ponderação de diversos modelos institucionais para articulação entre várias destas realidades, entende hoje enquanto Presidente da República que esta solução, a que existe, é a adequada”, afirmou.

Segundo o chefe de Estado, a solução que existe “é aquela que conjuga a experiência com os desafios da mudança”, que “permite a coordenação sem a dissolução da identidade” e que “valoriza o espírito próprio no quadro de uma ação conjunta”.

Questionado depois pelos jornalistas se quando referiu que em tempos defendeu “a ponderação de diversos modelos” estava falar na organização interna da PJ, ou antes no quadro de tutela e de relação com outras polícias, Marcelo Rebelo de Sousa respondeu que “era nesse segundo plano”, sem entrar em detalhes.

“Mas, como Presidente da República, e tudo visto e somado, atendendo à experiência e à prática, nomeadamente recente, parece-me que a solução da conjugação coordenada é uma boa solução e que o modelo existente nomeadamente quanto à PJ é um bom modelo”, acrescentou.

Em destaque

Subir