Nas Notícias

Marcelo condecora Universidade Católica por “devotado serviço à educação”

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou hoje a Universidade Católica Portuguesa com o título de membro honorário da Ordem da Instrução Pública por “cinco décadas de devotado serviço à educação e à cultura”.

A condecoração aconteceu no encerramento de um ciclo de conferências que assinalou os 50 anos da Universidade Católica Portuguesa, nas instalações desta instituição, em Lisboa.

Na presença da reitora, Isabel Capeloa Gil, e do chanceler desta universidade e cardeal patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, o chefe de Estado declarou: “Excelências, nunca é tarde para cumprir um dever de consciência. No caso, um dever de consciência nacional”.

“Este é, pois, o momento de reconhecer formalmente o contributo da Universidade Católica Portuguesa a Portugal, que o mesmo é dizer aos portugueses: cinco décadas de devotado serviço à educação e à cultura, de notável sentido de missão comunitária, de porfiada preocupação de bem comum”, acrescentou.

Marcelo Rebelo de Sousa enalteceu o “mérito de chanceleres, de reitores, de dirigentes, de professores, de funcionários, de pais, de alunos, de benfeitores, de amigos” e “de toda a Igreja Católica”, que considerou ser um “elemento integrador da identidade nacional”.

“Eis porque importa assinalar essas cinco décadas através da atribuição do título de membro honorário da Ordem da Instrução Pública, em nome de Portugal”, defendeu.

A Ordem da Instrução Pública destina-se a “galardoar altos serviços prestados à causa da educação e do ensino”.

Em destaque

Subir