Nas Notícias

Marcelo antecipa cerimónia comovente e mobilizadora na igreja matriz de Pedrógão Grande

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse hoje esperar um momento “comovente, mas ao mesmo tempo mobilizador”, na homenagem às vítimas do incêndio, que decorre na igreja matriz de Pedrógão Grande.

“Por um lado, evocamos a dor, o luto, do passado e olhamos para o futuro”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa em declarações aos jornalistas à chegada à igreja, cerca das 11:50.

“Há esta mistura de que é feita a vida. Sendo muito importante o passado, não se pode esquecer, é mais importante o futuro”, frisou o chefe de Estado.

Marcelo argumentou ainda que “todos”, nos dias de hoje, estão a tentar construir “mais coesão, para haver menos desigualdade entre os diferentes ‘Portugais'”.

Questionado se hoje vê menos desolação e tristeza na zona de Pedrógão Grande, onde há um ano eclodiu um incêndio que fez 66 mortos e mais de 250 feridos, Marcelo lembrou que na noite de sábado, num baile de finalistas de alunos do ensino secundário em Castanheira de Pera, encontrou “uma mistura de dor, de luto, num ou noutro caso até de lágrimas por aqueles que não podiam estar presentes num encontro tão importante para aqueles jovens, mas depois muitos projetos de futuro”, enfatizou.

“Há aqui uma força de futuro, há uma força vital, há um lado de celebração da vida e de afirmação da vida muito forte. Mais forte nos mais jovens do que nos menos jovens, como é natural”, argumentou o PR.

À cerimónia na igreja matriz de Pedrógão Grande participam, para além de Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro-ministro António Costa, a líder do CDS-PP Assunção Cristas e o líder parlamentar do PSD, Fernando Negrão, entre outros.

Em 17 de junho de 2017, as chamas que deflagraram no município de Pedrógão Grande, no interior do distrito de Leiria, e que alastraram a concelhos vizinhos, fizeram 66 mortos e 253 feridos, atingiram cerca de meio milhar de casas e quase 50 empresas, e devastaram 53 mil hectares de território, 20 mil hectares dos quais de floresta.

Em destaque

Subir