Motociclismo

Marc Marquez garante triunfo na Tailândia após duelo cerrado com Andrea Dovizioso

Marc Marquez alcançou possivelmente a sua vitória mais difícil na época de MotoGP, ao impor-se no Grande Prémio da Tailândia depois de ultrapassar Andrea Dovizioso mesmo na última volta.

Numa reedição do duelo que o opôs ao italiano da Ducati no GP da Áustria do ano passado, o Campeão do Mundo teve uma prova bem mais complicada do que a ‘pole position’ conquistada no sábado deixava supor.

Ao longo da prova Dovizioso mostrou ter uma Desmosedici GP18 bem adaptada ao Circuito de Buriram, e conseguiu manter-se no ritmo de Marquez, que liderou as primeiras quatro voltas, antes de Valentino Rossi o surpreender. O italiano da Yamaha parecia confortável na frente, mas acabou por cometer um erro que o relegou para o terceiro posto.

Andrea Dovizioso passou a ser o líder, antes de Marc Marquez começar a forçar o andamento. Iniciou-se então um duelo que teve a sua conclusão com uma ultrapassagem do espanhol da Honda ao italiano da Ducati na quinta curva de Buriram a uma volta do final, depois de uma tentativa sem sucesso na segunda curva. O Campeão do Mundo cortaria a meta com pouco mais de uma décima de vantagem sobre o seu adversário, logrando a sétima vitória do ano.

Valentino Rossi acabaria por perder muito tempo para os primeiros e viria a ceder o terceiro lugar ao seu companheiro de equipa Maverick Viñales, que já não subia ao pódio desde julho, no GP da Alemanha.

Johan Zarco confirmou a melhoria das Yamaha com a obtenção do quinto lugar, ajudado pelo facto de Dani Pedrosa, na segunda Honda oficial, ter caído na curva cinco quando faltavam sete voltas para o fim.

Classificação

1º Marc Marquez (Honda) 39m55,722s

2º Andrea Dovizioso (Ducati) + 0,115s

3º Maverick Viñales (Yamaha) + 0,270s

4º Valentino Rossi (Yamaha) + 1,564s

5º Johann Zarco (Yamaha) + 2,747s

6º Alex Rins (Suzuki) +3,023s

7º Cal Crutchlow (Honda) + 6,520s

8º Alvaro Bautista (Ducati) + 6,691s

9º Danilo Petrucci (Ducati) + 9,944s

10º Jack Miller (Ducati) + 11,077s

Em destaque

Subir