Motociclismo

Marc Marquez garante 300ª vitória da Honda e Miguel Oliveira nos pontos

Marc Marquez garantiu a sua terceira vitória da temporada ao impor-se no Grande Prémio de França de MotoGP, que hoje se disputou no Circuito Bugatti em Le Mans.

Ao mesmo tempo o Campeão do Mundo deu à Honda a 300ª vitória da marca na categoria máxima do motociclismo mundial, depois de uma prova onde os pilotos da Ducati, Andrea Dovizioso e Danilo Petrucci, foram fortes opositores.

Largando da ‘pole position’, Marquez viu Petrucci surgir-lhe ‘no caminho’ após a largada, a que se juntou Jack Miller, que chegaria a passar pelo caminho antes de se atrasar e ser também alcançado e ultrapassado por Dovizioso.
Patrucci tentou por várias vezes desafiar Marquez e chegou a roubar-lhe o comando, para o espanhol da Honda reclamar novamente a primeira posição logo a seguir. Uma luta que favoreceu a aproximação de Dovizioso, pelo que rapidamente a luta se transformou num duelo a três.

Mas Marc Marquez sabia que em condições normais podia bater os dois pilotos da Ducati, e foi o que conseguiu, com Andrea Dovizioso a reclamar o segundo posto depois de uma ultrapassagem ao seu companheiro de equipa na curva do Museu.

Atrás dos três primeiros Jack Miller conseguiu manter-se em pista e o quarto lugar, controlando a aproximação de Valentino Rossi, que conseguiu levar a melhor das Yamaha à quinta posição final, num contraste com o seu companheiro de equipa, Maverick Viñales, que não evitou uma queda que o afastou em definitivo da corrida. Isto depois do espanhol ter estado fora do top dez enquanto esteve em pista.

Numa prova em que Pol Espargaro foi, mais uma vez, o melhor piloto das KTM, na sexta posição, e Fabio Quartararo o melhor francês, houve mais quedas e abandonos que acabaram por facilitar a entrada nos pontos de Miguel Oliveira.

O piloto português da Red Bull KTM Tech3 cortou a meta na 14ª posição, mas acabaria por sofrer uma penalização que o ‘atirou’ para o 15º posto, atrás do seu companheiro de equipa, Hafizh Syahrin.

Classificação
1º Marc Marquez (Honda)
2º Andrea Dovizioso (Ducati) + 1,984s
3º Danilo Petrucci (Ducari) + 2,142s
4º Jack Miller (Ducati) + 2,940s
5º Valentino Rossi (Yamaha) + 3,053s
6º Pol Espargaro (KTM) + 5,935s
7º Franco Morbidelli (Yamaha) + 7,187s
8º Fabio Quartararo (Yamaha) + 8,339s
9º Cal Crutchlow (Honda) + 9,853s
10º Alex Rins (Suzuki) + 13,709s

Em destaque

Subir