Motociclismo

Marc Marquez celebra título com triunfo no Grande Prémio da Tailândia

Marc Marquez pode ter sofrido uma queda na qualificação e nos treinos do Grande Prémio da Tailândia de MotoGO mas na corrida não perdoou e venceu, garantindo desde já o título mundial da categoria, numa prova que não foi favorável a Miguel Oliveira.

Fabio Quartararo podia ter brilhado na qualificação e ter arrancando da ‘pole position’, mas na corrida tudo foi diferente, ainda que o francês da SRT Petronas tem partido bem, levando ‘atrás de si’ Maverick Viñales, mas não tardou a que Marquez deixasse a sua marca.

Logo na primeira curva o Campeão do Mundo suplantou o seu compatriota da Yamaha, para depois ir em busca do líder, e a meio da prova o titular da Honda # 93 fazia mesmo a volta mais rápida da prova – 1m30,904s.

A pressão de Marquez a Quartararo fazia-se sentir e a questão seria quando o espanhol conseguiria consumar a ultrapassagem ao francês. Mas seria necessário esperar mesmo pela última volta para ver o Campeão do Mundo deixar para trás o seu adversário, que desta vez lhe ofereceu uma resistência e valorizou sobremaneira o triunfo.

Viñales limitou-se a ser um mero espetador desta luta e terminar no último lugar do pódio, numa prova praticamente solitária para si, enquanto mais atrás Andrea Dovizioso foi quarto e o melhor da Ducati, mas muito pressionado por Alex Rins, na melhor das Suzuki, a fechar o top dez.

Já a prova de Miguel Oliveira teve altos e baixos, sendo que rodou durante uma boa parte da corrida atrás do ‘chefe-de-fila’ da KTM, Pol Espargaro. Depois de perder o 13º para Cal Crutchlow o piloto português foi perdendo terreno até ser deixado para trás por Andrea Iannone e Jack Miller para terminar num inglório 16º posto, o primeiro que não dá pontos.

Mas para a história fica o oitavo título mundial de Marc Marquez. Um palmarés impressionante, que começou em 2010 com o cetro de 125 cc, prosseguiu depois em 2012 com a conquista da ‘coroa’ de Moto 2 e o primeiro título na categoria principal. Em MotoGP o piloto da Honda somou até agora seis cetros, o primeiro dos quais em 2013, não deixando mais ninguém ganhar o campeonato até à data.

Classificação final
1º Marc Marquez (Honda) 39m36,223s
2º Fabio Quartararo (Yamaha) + 0,171s
3º Maverick Viñales (Yamaha) + 1,380s
4º Andrea Dovizioso (Ducati) + 11,218s
5º Alex Rins (Suzuki) + 11,449s
6º Franco Morbidelli (Yamaha) + 14,466s
7º Joan Mir (Suzuki) + 18,729s
8º Valentino Rossi (Yamaha) + 19,162s
9º Danilo Petrucci (Ducati) + 23,425s
10º Takaaki Nakagami (Honda) + 29,423s

Em destaque

Subir