Marc Marquez capitaliza na ‘lotaria’ dos pneus na Alemanha
Marc Marquez venceu o Grande Prémio da Alemanha se MotoGP, que este domingo se disputou no circuito de Sachsenring. Uma prova marcada pela chuva que tornou as escolhas de pneus decisivas.
A prova, que foi declarada à chuva, foi inicialmente liderada por Andrea Dovizoso, que inicialmente chegou a deter dois segundos de vantagem, mas com a pista a secar o italiano da Ducati foi o primeiro piloto a ir às boxes para trocar de pneus na 12.ª voltas.
Logo a seguir quase todo o pelotão seguiu o exemplo do italiano, escolhendo uma variedade de combinações intermédias, incluindo Marquez, que no começo da corrida se mostrou incapaz de capitalizar a sua ‘pole position’ e acompanhar Dovizioso ou Valentino Rossi.
O espanhol da Honda só parou nas boxes à 17.ª volta e montou pneus completamente de seco o que se provou ser a aposta mais acertada, pois de imediato se mostrou o mais rápido em pista, cerca de quatro segundos que os adversários na frente da corrida. E a seis voltas do fim Marc Marquez assumiu a liderança acabando por conseguir a sétima vitória consecutiva em Sachasenring.
Volta após volta Cal Crutchlow mostrou-se cada vez mais rápido, conseguindo rapidamente guindar-se ao quarto posto quando a pista começou a secar. Depois o britânico da LCR Honda seguiu Dovizioso na corrida às boxes e montando pneus de seco viu-se a lutar pela segunda posição com o seu compatriota Scott Redding. Acabaria por levar a melhor sobre o piloto da Pramac e assegurar a segunda posição. O seu melhor resultado desde a Argentina no ano passado.
Conhecido pela sua habilidade à chuva, Andrea Dovizioso acabaria por não conseguir manter o mesmo andamento na segunda metade da prova, só conseguindo chegar ao terceiro posto, mas após um ‘forcing’ a Redding, algo dececionado por não subir ao pódio.
No entanto a maior desilusão foi a prova dos pilotos da Yamaha. Decididamente Valentino Rossi não se deu bem com a alterações das condições climatéricas, vindo a ‘resvalar’ para a oitava posição final. Já Jorge Lorenzo andou sempre pelas profundezas da classificação, concluindo num modesto 15.º lugar.
Classificação
1.º Marc Marquez (Honda) 47m03,239s
2.º Cal Crutchlow (Honda) + 9,857s
3.º Andrea Dovizioso (Ducati) + 11,613s
4.º Scott Redding (Ducati) + 11,992s
5.º Andrea Iannonen (Ducati) + 22,755s
6.º Dani Pedrosa (Honda) + 25,920s
7.º Jack Miller (Honda) + 26,043s
8.º Valentino Rossi (Yamaha) + 26,449s
9.º Hector Barbera (Ducati) + 26,614s
10.º Alvaro Bautista (Aprilia) + 31,274s