Nas Notícias

Máquina elimina tumor com uma sessão de radioterapia

cancro-colorectal-04A Fundação Champalimaud vai dispor de uma máquina de radioterapia que permitirá eliminar um tumor através de uma sessão de tratamento, mesmo que esse tumor esteja em fase avançada. Trata-se de um equipamento quase único em todo o mundo.

A luta contra o cancro em Portugal dá um passo decisivo, com uma máquina inovadora, que será instalada na Fundação Champalimaud antes do final do ano. Através de uma única sessão de radioterapia, em poucos minutos e sem toxicidade, o tumor será combatido de forma eficaz.

Esta radioterapia por dose única realiza-se através de uma imagem guiada, com uma TAC em simultâneo com o tratamento. Carlo Greco, diretor da área do cancro da Fundação Champalimaud, explica em declarações à Lusa que foram realizados testes que apresentaram resultados “surpreendentes”.

“Testámos este equipamento e esta técnica e os resultados foram surpreendentes. E já provámos que funciona em qualquer tipo de cancro, mesmo num dos mais resistentes à quimio ou radioterapia, como o cancro do rim”, referiu Carlo Greco.

Este equipamento permitirá reforçar os resultados positivos na luta contra o cancro, em Portugal. Não obstante tratar-se da principal causa de morte em todo o mundo, verifica-se uma melhoria no combate à doença.

A partir do primeiro trimestre de 2012, com a máquina disponível para os doentes oncológicos, perspetiva-se uma evolução positiva nas taxas de cura, em Portugal.

Em destaque

Subir