Motociclismo

Uma mão cheia de candidatos no arranque do MotoGP no Qatar

O ‘Mundial’ de velocidade em motociclismo inicia a temporada 2017 no Qatar com um punhado de pilotos que já conquistaram títulos, quase três dezenas entre as três categorias, sendo que os holofotes estão naturalmente virados para classe ‘rainha’; o MotoGP.

À partida em Losail estarão nove pilotos que na classe superior venceram grandes prémios e que entre si contam com um total de 197 triunfos , sendo que 20 já venceram nas três categorias com um números combinado de 434 vitórias.

Mas números são números, contam para a estatística da modalidade mas não para a nova época que se inicia no próximo ano. Servem só para ilustar a qualidade do pelotão à partida na prova do próximo fim-de-semana no Qatar.

À cabeça do lote dos favoritos vai surgir naturalmente o campeão do mundo em título, Marc Marquez, que embora não tendo impressionado especialmente nos testes de pré-temporada serve a marca mais consagrada da modalidade e já provou ter argumentos que em competição fazem dele um vencedor nato. Também a própria Honda tem um currículo impressionante em Losail, tendo ganho por três vezes, ainda que a última vez tenha sido em 2014, com Marquez.

Contudo a Yamaha vem de uma pré-temporada fortíssima, sobretudo o seu novo recruta, Maverick Viñales, que ‘pulverizou’ tempos nos vários circuitos onde o ‘Continental Circus’ testou. O espanhol parece estar à altura do desafio, não apenas de bater o seu companheiro de equipa Valentino Rossi, como de lutar pelo título. Ainda por cima em Losail a marca dos três diapasões já venceu por sete vezes, quatro delas nos últimos cinco anos.

Jorge Lorenzo trocou a Yamaha pela Ducati e adivinha-se uma enorme tarefa para ele. Na pré-época debateu-se para se adaptar à moto italiana, onde Andrea Dovizioso parece estar mais à vontade. Mas o piloto de Maiorca já mostrou ser capaz de missões impossíveis como passar a ser o segundo piloto a ter ganho duas marcas diferentes a sua corrida de estreia com elas depois de Rossi.

Em destaque

Subir