Motores

Manuel Gião domina Kia Picanto GT Cup em Braga

Manuel Gião dominou por completo a segunda ronda do Kia Picanto GT Cup, que teve lugar no Circuito Vasco Sameiro, em Braga.

O piloto da Sertã esteve irrepreensível ao longo do fim de semana, primeiro conquistando a ‘pole position’ para as duas corridas do programa, e depois impondo-se em ambas, com maior ou menor dificuldade.

Este domínio avassalador de Gião fez-se sentir desde a primeira sessão de treinos livres, que aproveitou para acertar o seu carro para os cronometrados, deixando-o já no sábado convicto de que tinha “um carro muito bom para duas ou três voltas”, mas ciente de que no domingo iria “estar muito calor e os pneus determinantes para o resultado final na corrida”.

Assim preparado, o piloto sertanense arrancou bem para o primeiro confronto da jornada, mas levando consigo um adversário que se manteve sempre por perto e exerceu bastante pressão, fazendo alguns investidas para lhe roubar a liderança. Manuel Gião manter-se-ia na frente triunfando depois da corrida ter sido interrompida com bandeira vermelha.

No segundo confronto, o piloto do Kia Picanto # 5 sentiu novamente uma forte oposição na largada mas ‘segurou’ a primeira posição, dominando por completo esta segunda corrida. No final admita que os arranques foram essenciais para os dois êxitos do fim de semana.

“Arranquei bem para a primeira corrida, mas tive sempre forte oposição. O meu adversário estava muito agressivo e rápido e fui obrigado a defender-me bastante para repelir os seus ataques. Contudo, consegui manter o comando e conquistei a primeira vitória da temporada”, contou Manuel Gião.

O piloto da Sertã admite que a segunda corrida não foi tão complicada:”Mantive a liderança na partida e geri bem os pneus, que aqui sofrem bastante desgaste, e a partir da quarta volta comecei a atacar e distanciei-me do meu perseguidor, conseguindo triunfar com uma vantagem confortável”.”

“Foi um fim-de-semana quase perfeito – duas ‘pole position’ – , duas vitórias e uma volta mais rápida, Estes resultados permitiram-me ascender ao comando do troféu, tendo alcançado os objectivos a que me tinha proposto. Toda a equipa trabalhou bem ao longo de todo o fim-de-semana, o que foi determinante para este desfecho e vamos continuar focados para mantermos este nível nas restantes provas”, acrescentou Manuel Gião.

Mas em Braga estiveram em destaque outros pilotos, como Pedro Alves, o segundo classificado na primeira corrida, Hugo Marcos segundo na segunda corrida e terceiro na primeira ou Miguel Abrantes, que subiu ao último lugar do pódio do segundo confronto. Já para não falar de Vasco Pereira, o vencedor do Kia Racing Opportunity, que se impôs na categoria Júnior na primeira corrida.

E se Pedro Alves e Hugo Marcos foram duas confirmações de rapidez e consistência, Alexandre Areia e João Galveias também impressionaram. O primeiro terminou o primeiro confronto no top cinco e foi quarto na segunda corrida, enquanto o segundo foi quinto no segundo confronto.

Destaque igualmente para Rui Silva e José Bastos, que realizaram uma boa recuperação depois de arrancarem para a primeira corrida das boxes, enquanto José Supico e Henrique Van Uden tiveram um fim de semana positivo, com o primeiro a ser sexto na segunda corrida o segundo a ser quarto na categoria Pro da primeira corrida

A próxima ronda da Kia Picanto GT Cup disputa-se em Vila Real nos dias 6 e 7 de Julho, dividindo a pista com a FIA WTCR – Taça do Mundo de Carros de Turismo.

Em destaque

Subir